A Semana Europeia da Mobilidade celebra-se de 16 a 22 de setembro e a Ambiente Magazine vem partilhar o que algumas autarquias estão a fazer para tornar o seu território mais eco neste setor – como é o caso de Benfica.
O presidente da Junta, Ricardo Marques conta que, a curto prazo, a freguesia tinha como um dos objetivos instalar comboios de bicicletas, que era algo que esta zona da cidade não tinha. “Fizemos muita força com a Câmara Municipal de Lisboa para que nos passassem um orçamento participativo, para que com esse investimento, mais o que a Junta já tinha feito, instalássemos comboios de bicicletas regulares”. Esta proposta começará a circular já em outubro, essencialmente em ligações às escolas.
Benfica também conseguiu aprovar uma candidatura de PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) de Bairros Comerciais Digitais, que vai permitir criar todo um centro comercial a céu aberto em Lisboa com mais de mil lojas. Neste contexto, está a ser feito um investimento superior a um milhão de euros de mobilidade em espaço público, com a colocação de piso confortável, que facilitará o acesso a alunos, seniores, mães com carrinhos de bebé e pessoas com mobilidade reduzida.
Outro exemplo de aposta é o projeto “Voltinhas no Bairro”, onde Benfica transporta as crianças da freguesia para as escolas, com o suporte de monitores da Junta. “A câmara achou piada à ideia e lançou o “Amarelo”, que é um projeto que nos dias de hoje está na cidade toda”.
Neste momento, “temos um pedido à Câmara Municipal de Lisboa para estender a atuação deste projeto para mais horários e que transporte para locais onde os miúdos têm atividades extra curriculares, como clubes de desporto”, algo que Benfica já tem feito nos últimos anos.
A freguesia está igualmente a investir na criação de dois atravessamentos verdes, que se tornarão nos maiores de Lisboa. Ricardo Marques especificou os contornos deste projeto, que tem sido financiado por vários meios, de forma a favorecer a mobilidade pedonal e a facilitar a ligação ao hub intermodal. Este investimento traduz ainda a criação de mais jardins e ligações mais confortáveis a outros jardins já existentes. Todavia, o presidente da Junta confirma que o projeto ainda poderá levar mais dois anos até à sua conclusão, estando a ser feito de forma faseada.
Iniciativas na Semana Europeia da Mobilidade
Para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, Benfica conta com projeções de filmes, passeios de bicicleta alargados às família, atividades de valorização pedonal da freguesia e vários workshops.
Em cima da mesa, mas com previsão só para o próximo ano, está a o desenvolvimento de uma aplicação que permitirá a cada morador de Benfica contabilizar a sua pegada carbónica e, assim, em família, poderá perceber como pequenas alterações dos seus hábitos contribuem para a diminuição da pegada.