A água 100%Setúbal está entre as melhores águas do país, em termos de qualidade. A apreciação é da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, que acaba de atribuir aos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) o “Selo da qualidade exemplar da água para consumo humano”.
“Este selo vem comprovar o que já sabíamos: a nossa água da torneira é de excelente qualidade. Trabalhamos todos os dias para garantir que assim é e continuará a ser”, observa Carlos Rabaçal, presidente do Conselho de Administração dos SMS.
A distinção é atribuída às entidades gestoras dos serviços de abastecimento que apresentaram a melhor qualidade de água em baixa, no ano passado. Os critérios para a atribuição destes selos estão relacionados com a implementação do Plano de Controlo da Qualidade da Água (PCQA) e cumprimento de valores paramétricos obrigatórios pela legislação.
“As nossas equipas são rigorosas no que respeita ao controlo da qualidade, mas isso não basta. Todo o investimento que estamos a fazer na requalificação da rede de abastecimento vai no sentido de garantir e assegurar que a qualidade da água que chega à torneira das pessoas é a melhor. Porque grande parte da rede em Setúbal está em fim de vida útil, como aliás em muitos dos municípios portugueses, pelo que investir nesta requalificação é absolutamente prioritário para nós e também devia ser para a tutela, garantindo fontes de financiamento que ajudassem os municípios a acelerar esta reabilitação”, aponta ainda o responsável.
De destacar que 2023 foi o primeiro ano completo de atividade dos SMS após a reativação e regresso à gestão pública de abastecimento de água e saneamento. E durante o qual foram analisados 3411 parâmetros tendo-se obtido uma taxa de conformidade de 99,8%.
O processo criterioso de atribuição dos selos a estas entidades prende-se com a realização do relatório anual do controlo de qualidade da água, cujo segundo volume vai ser publicado brevemente. O reconhecimento é feito pelo júri da iniciativa anual “Prémios dos Serviços de Águas e Resíduos”, promovida pela ERSAR e a cerimónia da entrega dos selos está prevista para dia 2 de outubro.