A Semana Europeia da Mobilidade celebra-se de 16 a 22 de setembro e a Ambiente Magazine vem partilhar o que algumas autarquias estão a fazer para tornar o seu território mais eco neste setor – como é o caso de Leiria.
Por exemplo, este município tem apostado na expansão da rede de ciclovias, tendo sido implementados novos percursos seguros para ciclistas e peões, com o propósito de promover a mobilidade ativa e facilitar as deslocações não motorizadas. Isto inclui a expansão na zona do parque de estacionamento da Fonte Quente e a integração com a ciclovia ao longo do rio Lis. Na totalidade encontram-se previstos 18 quilómetros em zona urbana e 24 quilómetros em zona não urbana de novas ciclovias.
Além disto, Leiria, em conformidade com as exigências da legislação europeia e nacional, renovou a sua frota de transportes públicos. O município contratualizou recentemente o serviço público de transporte rodoviário de passageiros na cidade de Leiria (Mobilis), através de um concurso público internacional, por um período de oito anos. Destaca-se a descarbonização da frota, a introdução de novas linhas e de nova tecnologia de bilhética inteligente, para melhorar a eficiência e a experiência no uso dos transportes públicos.
Mas a aposta não fica por aqui. O município também procedeu à instalação de postos de carregamento para veículos elétricos, com especial destaque para o projeto “Ruas Elétricas”, promovido pela MOBI.E, que visa criar condições para que a população sem acesso a estacionamento privado possa utilizar os períodos de estacionamento para carregamentos lentos. Este projeto minimiza o impacto na rede elétrica e reduz os custos associados ao carregamento. Foram atribuídos seis postos de carregamento neste âmbito.
Em breve entrará em vigor um novo regulamento que visa regulamentar o uso e o estacionamento de veículos elétricos, sendo este essencial para assegurar a integração eficiente dos veículos elétricos no sistema de mobilidade urbana e promover a expansão e utilização eficiente dos pontos de carregamento.
Promover a mobilidade sustentável junto da comunidade
Leiria tem desenvolvido diferentes iniciativas para promover a mobilidade sustentável, incluindo um sistema de bicicletas partilhadas (BICLIS), que desde maio deste ano se encontra implementado, com com possibilidade de expansão para todo o concelho. Esta iniciativa é suportada por financiamentos comunitários.
A autarquia aposta ainda em campanha de sensibilização, que são realizadas regularmente, de forma a fomentar o uso de transportes públicos e a adoção de meios de transporte ativos, como caminhar e andar de bicicleta. Destaca-se o projeto “COMBOIO DE BICICLETAS”, que desde 2022, visa envolver escolas e comunidades em atividades de promoção da mobilidade sustentável.
Foi igualmente feita a instalação de painéis informativos em tempo real e uma plataforma integrada de gestão da mobilidade, suportada pela aplicação MOBIS.
Iniciativas na Semana Europeia da Mobilidade
No dia 20 de setembro, Leiria terá o projeto LeiriBike, destinado a alunos do 1.º ciclo, onde disponibilizará bicicletas e carros a pedais. Esta atividade acontecerá no Largo do Papa VI e Jardim Luís de Camões. Neste dia, será ainda feito o Roteiro dos Pequenos Condutores, para o mesmo target e no mesmo local.
Já no dia 21, haverá a Caminhada com Viver Activo, para os aderentes do respetivo projeto Viver Activo, para promover a atividade física e a mobilidade ativa na população sénior.
Haverá também o Ecovoltas em ecoKarts Elétricos, destinado a todos os interessados, no parque de estacionamento exterior da Fonte Quente.
No dia 22 de setembro, há a atividade Limpar o Rio Lis com BICLIS, que se concretiza a par do Dia Internacional de Limpeza Costeira. Destina-se aos aderentes do projeto BICLIS.
Realiza-se ainda no dia 22 o Roteiro da Água, destinado a todos os interessados, cujo objetivo é conhecer o roteiro histórico sobre as fontes de água na cidade de Leiria, com apontamentos sobre a fauna e flora.
Futuros investimentos em eco-mobilidade
Leiria pretende aumentar a cobertura do seu sistema de bicicletas partilhadas, para que o mesmo possa chegar a áreas periféricas, a par de interligar os transportes públicos, bicicletas e ferrovia num género de hubs de mobilidade.
O município pretende ainda incluir sistemas de gestão de tráfego (semaforização inteligente) que favorecem a circulação de transportes públicos e avançar com o Plano Municipal de Mobilidade Sustentável da cidade de Leiria.
Por fim, está nos planos um TIL – Novo Terminal Intermodal de Leiria.