O MAR-Museu da Água e Resíduos reforçou a oferta educativa para o novo ano letivo, 2024/25, com mais uma área temática (Sociocultural) e cerca de uma dezena de novas atividades, diversificando a proposta de ações direcionadas para diferentes níveis de escolaridade.
“Água-Desde a captação à sua devolução”, “Vamos identificar borboletas noturnas”, “Reciclagem com robôs”, “Pensar Global Agir Local”, “Reciclagem de papel” e “Descobrir a História de Sintra” são algumas da novas atividades proporcionadas por este espaço museológico, gerido pelos SMAS de Sintra, no âmbito da sua missão de sensibilização da comunidade para os valores da defesa do património ambiental, com enfoque na inovação e na tecnologia.
“A Oferta Educativa para 2024-2025 do MAR é um complemento aos conteúdos curriculares dos diferentes níveis de ensino, desenvolvendo atividades diversificadas junto da comunidade escolar, nas áreas da sensibilização e educação ambiental e de divulgação científica e tecnológica, no âmbito do ciclo urbano da água e dos resíduos”, realça Carlos Vieira, diretor delegado dos SMAS de Sintra, na mensagem dirigida aos professores e educadores, em que desafia a comunidade educativa a aproveitar “ao máximo o que o Museu da Água e Resíduos tem a oferecer”.
Este responsável recorda que “o MAR visa consciencializar a população sobre os desafios ambientais e promover o uso responsável dos recursos naturais, sendo convergente com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2030 da ONU”, e em linha ainda com a Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental do Município de Sintra.
A Oferta Educativa do MAR divide-se em 11 áreas temáticas: Água; Astronomia; Biodiversidade; Biologia; Física; Geologia; Química; Robótica e Programação; Sensibilização Ambiental; Valorização de Resíduos; e Sociocultural. Nesta última, a novidade para o novo ano letivo, o destaque recai num jogo de tabuleiro sobre a história de Sintra, particularmente direcionada à comunidade sénior, constituindo uma oportunidade de promoção da interação social e da estimulação cognitiva. Ainda a pensar nos idosos, a Oferta Educativa apresenta a atividade “Varandim aromático”, que consiste no cultivo sustentável de plantas aromáticas, através da criação de pequenas estufas construídas com materiais reciclados.
Assumindo-se como um recurso essencial à vida, a água é um dos temas em destaque na oferta do MAR, com a introdução de uma nova atividade: “Água – Desde a captação até à sua devolução”. O objetivo é compreender as diferentes fases do Ciclo Urbano da Água, desde a captação e distribuição de água até à devolução à natureza, após tratamento das águas residuais.
No domínio da Biodiversidade, além do destaque conferido ao charco (um dos módulos do MAR), a nova proposta reside na identificação de borboletas noturnas, alertando para a importância da conservação da mesma e dos demais insetos. Os jogos do Ambiente e da Economia Circular são as novidades na área da Sensibilização Ambiental, a que se junta a atividade “Pensar Global Agir Local”, que sensibiliza para a problemática da poluição pelo plástico em torno de uma obra de arte, com a construção de um objeto artístico e/ou funcional com recurso a resíduos provenientes do litoral.
Aprender a distinguir os tipos de ecopontos para deposição de embalagens recicláveis, usando a programação de robôs com códigos de cores, é, por sua vez, o propósito da atividade “Reciclagem com robôs”, no âmbito da “Robótica e Programação”, enquanto a área da “Valorização de Resíduos” incentiva a comunidade a olhar para os resíduos como um recurso, apostando na sua reutilização e valorização. A novidade compreende a atividade “Reciclagem de Papel”, que permite perceber como o papel pode e deve ser reciclado. “Caça aos Resíduos”, “Jogo Resíduos aos Pares”, “Compostagem” e “Reutilização” são outras ações de valorização de resíduos que constam da Oferta Formativa 2024/2025 do MAR.