A Sociedade Ponto Verde voltou a lançar o “Juntos a reciclar ++”, um programa de financiamento de ações de comunicação, sensibilização e educação para Sistemas Integrados de Gestão de Resíduos (SGRU) e para Câmaras e Empresas Municipais.
No âmbito deste projeto, a campanha de comunicação “O seu Vidro salva Vidas”, protagonizada pela Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL) com os municípios associados e as corporações de bombeiros de Alvito, Cuba, Portel, Viana do Alentejo e Vidigueira, foi uma das selecionadas para ser financiada.
A ação consiste em que, por cada tonelada de vidro recolhida de forma seletiva nos cinco concelhos, será doado cinco euros aos bombeiros locais, que serão responsáveis por contactar as populações, empresas e estabelecimentos das freguesias abrangidas, numa ação abrangente, que também inclui os principais eventos municipais.
Esta iniciativa visa recolher um total de 755 toneladas de vidro até o final deste ano, o que resultará na doação de 20 mil euros às corporações de bombeiros, uma verba importante para apoiar o trabalho desenvolvido em proximidade com as populações.
“‘Juntos a reciclar ++’ é um projeto fundamental para que possamos continuar a trabalhar de forma colaborativa com os SGRU, autarquias e empresas municipais. É urgente agirmos em conjunto, tendo como objetivo alcançarmos as ambiciosas metas de reciclagem de embalagens e, muito em particular, a do vidro, onde temos de acelerar e adotar ações específicas. Este projeto da AMCAL é mais um passo importantíssimo: permite-nos reforçar o papel da SPV enquanto parceira da jornada de sustentabilidade de todos os agentes da cadeia de valor”, afirma a CEO da Sociedade Ponto Verde, Ana Trigo Morais.