Em parceria com o WWF Suíça e o WWF Malásia, a SIG acaba de lançar um projeto de proteção florestal de três anos e meio no Complexo Florestal Ulu Muda, na Malásia, por meio do programa Forests Forward do WWF, com o objetivo de melhorar o gerenciamento de mais de 170 mil hectares e testar a restauração de outros 25.
Para Angela Lu, Presidente e Gerente Geral Asia-Pacific da SIG, a parceria “abriu um enorme potencial para a SIG criar impactos positivos para as florestas e suas comunidades locais em todo o mundo. Com esse segundo projeto, criaremos melhorias tangíveis no manejo e na restauração florestal em Ulu Muda e, ao mesmo tempo, continuaremos a inspirar outras pessoas a apoiar florestas prósperas”.
A empresa uniu forças com o WWF Suíça em outubro de 2022 para apoiar ecossistemas florestais sustentáveis em todo o mundo por meio do programa Forests Forward do WWF. Além de trabalhar no fornecimento responsável na cadeia de valor da SIG, a parceria que terá cinco anos tem como objetivo fornecer apoio direcionado a florestas em risco em pontos críticos de biodiversidade e frentes de desmatamento. O primeiro projeto, lançado no final de 2022, ajuda a proteger e restaurar a Paisagem do Pacífico Central no México – um habitat crítico para a onça-jaguar.
O segundo projeto conjunto, implementado pelo WWF-Malásia, tem como objetivo fortalecer a resiliência de uma paisagem que pode continuar a fornecer serviços ecossistémicos vitais para a região norte da Malásia Peninsular – garantindo a segurança hídrica e possibilitando o crescimento económico, além de contribuir para a segurança alimentar do país.
Como uma das últimas grandes florestas de planície intactas remanescentes na Malásia, Ulu Muda é um hotspot de biodiversidade. Localizada no estado de Kedah, na parte noroeste da Malásia Peninsular, abriga muitas plantas e animais, incluindo uma grande população de elefantes asiáticos ameaçados de extinção. É a bacia hidrográfica mais importante da região e suas represas atendem a necessidades significativas de água doméstica, industrial e agrícola. Mais de 4.900 pessoas de vilarejos vizinhos dependem de Ulu Muda para sua subsistência e bem-estar.
A SIG depende das florestas para obter as fibras de madeira usadas na produção do papel cartão para as suas embalagens. A empresa garante o manejo sustentável das florestas de onde provém, comprando 100% do papel-cartão para as suas embalagens com certificação FSC™.