Desde o início de julho, já foram lavados e desinfetados mais de 1.100 contentores de resíduos urbanos no município de Setúbal. O aumento na frequência das lavagens de contentores está focado, nestes meses de verão, nos locais de maior concentração de produção de resíduos alimentares, como forma de evitar a produção de odores desagradáveis.
Este reforço na limpeza dos equipamentos está enquadrado num contrato mais abrangente, num valor de 334 mil euros, celebrado com duas empresas da especialidade, para garantir a limpeza adequada das várias tipologias de contentores por um período de 24 meses. Em causa estão contentores de superfície, semienterrados e enterrados, destinados a resíduos indiferenciados e biorresíduos, prevendo-se um total de 12 mil lavagens de contentores no período em causa.
A higienização dos contentores é realizada na via pública, com recurso a viaturas apropriadas a cada tipo de equipamento e utiliza detergentes específicos para o efeito e que cumprem os critérios europeus. É efetuada a lavagem de todos os componentes dos contentores, no exterior e no interior, e também das paredes do fosso dos equipamentos em profundidade. Todas as impurezas existentes são removidas, garantindo as perfeitas condições de higiene e limpeza dos equipamentos.
Além deste contrato, encontra-se em curso a aquisição pelos SMS de uma viatura de lavagem de contentores, com receção prevista para o último trimestre deste ano. Entretanto, no Parque Municipal de Poçoilos continua também a ser feita a higienização de contentores de superfície através de uma instalação fixa de lavagem a pressão e a quente.
Estes modelos complementares de lavagem do sistema de contentorização em Setúbal deverão garantir a melhoria na limpeza urbana da cidade, contribuindo para o aumento da qualidade do serviço público prestado aos cidadãos, num quadro de maior autonomia na execução do trabalho, que se pretende que tenha lugar por administração direta.