Os Jardins do Palácio de Cristal e do Passeio Alegre, assim como o Parque da Cidade e o Jardim Botânico do Porto mantêm, este ano, a bandeira de melhores espaços verdes do mundo. O galardão britânico “Green Flag” é atribuído pela organização não governamental Keep Britain Tidy, em reconhecimento pelo cumprimento dos mais elevados padrões de gestão integral de parques e jardins.
Os critérios para obter o Gree Flag Award incluem indicadores de qualidade que vão desde o estado de limpeza, segurança e manutenção à gestão e conservação da biodiversidade, ao envolvimento da comunidade, à paisagem e elementos culturais, incluindo, ainda, questões como a existência de um plano de gestão ativo, onde esteja demonstrada a intenção de um forte investimento na melhoria permanente.
Dos oito espaços reconhecidos em Portugal, quatro são na cidade do Porto, três deles geridos pelo Município, entre os quais o Jardim do Passeio Alegre que, mais uma vez, é distinguido como Green Heritage Site, uma acreditação concedida aos espaços verdes cujas caraterísticas históricas, conciliadas com os elevados padrão de manutenção e preservação, tornam aqueles locais únicos.
A primeira distinção de parques do Porto nesta iniciativa remonta a 2019, tendo sido atribuída, desde então, ao Jardim do Passeio Alegre e ao Parque da Cidade. No ano passado, os Jardins do Palácio de Cristal juntaram-se à lista dos espaços verdes com melhor gestão.
Atualmente, a Green Flag já está hasteada em mais de 2.400 parques e jardins em 18 países de todo o mundo.