A DH2 Energy, empresa internacional promotora de projetos e produtora de hidrogénio renovável, recebeu a Autorização Ambiental Integrada para a central de Hysencia com capacidade de eletrólise de 35 MW e 49 MWp de energia fotovoltaica, localizada em Aragon, Espanha. Hysencia torna-se assim um dos poucos projetos comerciais de produção de hidrogénio renovável a ter esta licença em Espanha e na Europa.
O projeto Hysencia foi um dos vencedores do primeiro leilão europeu de hidrogénio renovável, realizado no passado mês de abril, no qual a Comissão Europeia selecionou apenas sete projetos entre 132 apresentados em toda a Europa.
“A obtenção da Autorização Ambiental Integrada representa um marco importante para o projeto Hysencia e para o significativo portfólio de projetos em desenvolvimento da DH2 Energy. Hysencia é uma das mais avançadas instalações de produção de hidrogénio renovável à escala comercial em Espanha. Esta central tem uma clara vocação regional e terá um impacto muito positivo em Aragon, tanto na fase de construção como posteriormente, na produção de um vetor de energia limpa como é o hidrogénio verde”, declarou Raquel Fernández Corzo da DH2 Energy.
A empresa iniciará a construção da central no início de 2025 e as instalações ocuparão uma área de aproximadamente 100 hectares. Ali será instalada a central solar fotovoltaica de autoconsumo com uma produção de 99 gigawatts-hora por ano, que fornecerá energia ao eletrolisador. Além disso, o projeto conta com uma conexão à rede de 10 MW de capacidade.
Serão produzidas anualmente cerca de 1.700 toneladas de hidrogénio renovável, o que evitará a emissão de cerca de 16 mil toneladas de CO2 por ano. O hidrogénio produzido será fornecido aos setores da mobilidade e industrial.