A cerca de três meses para o arranque da 2.ª edição do ENERH2O – Energy and Water Innovation & Technology, o evento que dá protagonismo às tecnologias, equipamentos, produtos e serviços para o setor das energias renováveis e a indústria da água tem praticamente lotado o espaço destinado ao certame.
Cerca de 60 expositores diretos, que atuam no mercado ibérico, garantiram já a sua presença no acontecimento e surgirão distribuídos na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, de 25 a 26 de setembro, por 14 segmentos de atividade (armazenagem energética, energias fotovoltaica, eólica, geotérmica e hídrica, hidrogénio, biogás, autoconsumo de energia, tratamento e abastecimento de água, bem como recolha, transporte e armazenamento hídrico, captura e sequestro de carbono, smart monitoring e agro, além de outros nichos de mercado).
“As empresas, desde líderes de mercado a start-ups inovadoras, responderam positivamente a esta segunda chamada do ENERH2O, e várias delas solicitaram espaços de exposição maiores, para apresentarem as suas soluções tecnológicas e novidades. Neste momento, temos em planta apenas um stand disponível”, sublinha Filipe Gomes, diretor da portuguesa OnEvents, que, com a catalã Profei – Promoción de Ferias Internacionales, organiza o certame.
“O incremento do espaço expositivo, com a participação de mais de 60 expositores diretos, traduz-se num aumento de quase 40% em relação à última edição”, secunda o diretor-geral da Profei, Juli Simon Millet.
O objetivo da organização passa por consolidar o evento através de um crescimento sustentado e relevante de área líquida expositiva, e por via do incremento no número empresas participantes e visitantes.
Com uma forte componente de conferências e debates (serão perto de 50), esta feira business-to-business “está neste momento com a meta muito bem encaminhada para atingir os objetivos a que nos propusemos, que superam de longe os da última edição”, reforça Filipe Gomes, recordando que o certame teve de planificar na EXPONOR um pavilhão maior do que o da estreia, no ano transato, fruto do crescimento em área líquida e no operadores económicos que se inscreveram até à data.
O acontecimento, recorde-se, assume-se como uma importante plataforma de negócio – que reúne desde a empresas líderes de mercado a start-ups inovadoras – e o ponto de encontro dos profissionais dos setores em destaque, vindo “preencher uma lacuna” no domínio, como salienta Juli Simon Millet, diretor-geral da Profei.
“O ENERH2O é um evento especializado único no País. Faculta uma abordagem sistematizada e transversal daqueles que são os desafios da transição energética e, evidenciou já a 1.ª edição, permite um networking profícuo”, evidencia ainda Filipe Gomes.
O acontecimento conta receber a visita de cerca de 2.500 profissionais do setor, um quarto dos quais estrangeiros. A estimativa representa uma subida de 35% no número de visitantes relativamente a 2023.
A Ambiente Magazine será media partner do ENERH2O.