Uma nova rede de contentores para recolha de óleos alimentares usados acaba de ser instalada em Setúbal. Ao todo, são 69 oleões espalhados pelas cinco freguesias do concelho que vão permitir o correto encaminhamento destes óleos para a reciclagem e produção de biocombustíveis.
Em Azeitão existem 12 oleões, no Sado 15, em São Sebastião outros 20, na União de Freguesias de Setúbal acrescentam-se 16 contentores e em Gâmbia – Pontes – Alto da Guerra mais seis.
“Estamos a disciplinar mais um fluxo de resíduos urbanos em Setúbal, disponibilizando a todos os setubalenses e azeitonenses um sistema de recolha inovador que vai contribuir para o aumento da reciclagem e a melhoria da limpeza urbana”, salienta André Martins, presidente da Câmara Municipal de Setúbal. O autarca destaca ainda a importância desta rede de recolha para a sustentabilidade, ao promover o OAU “como um recurso energético que é valorizado, ao ser transformado em biocombustível e posteriormente misturado com os combustíveis convencionais”.
A gestão da rede está a cargo dos Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS) que, através de um sistema de gestão inteligente, consegue aceder em tempo real aos níveis de enchimento de cada um dos oleões, garantindo que a recolha é feita antes dos contentores estarem completamente cheios.
“Estes oleões estão apetrechados com sensores de enchimento que nos permitem visualizar a capacidade disponível do contentor e otimizar a recolha, de modo que não existam contentores a abarrotar, o que impossibilita a deposição por parte dos munícipes”, explica Carlos Rabaçal, presidente do Conselho de Administração dos SMS, observando que os contentores são 100% autónomos em termos energéticos, uma vez que dispõem de painéis solares.
“Era uma necessidade que estava identificada desde que os SMS foram reativados e estamos muito satisfeitos por ter conseguido implementar esta solução que, acredito, vai motivar os setubalenses e azeitonenses”, refere ainda o responsável dos SMS.
Para utilizar os oleões basta colocar o OAU, arrefecido, numa garrafa ou garrafão de plástico, fechar bem o recipiente e colocar dentro do oleão. Não podem ser colocados nestes contentores óleos de motor, lubrificantes ou outros óleos minerais.
Em breve será disponibilizada uma app (carbon foote), disponível para todos os munícipes, que permitirá assinalar o oleão mais perto do local em que se encontra e participar em campanhas que estejam em vigor.