Como anunciou esta manhã o Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, será lançada até ao fim deste ano uma campanha de sensibilização à população no que diz respeito aos resíduos.
Esta iniciativa será de responsabilidade da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, como anunciou Sílvia Ricardo do Departamento de Resíduos da entidade, durante o XIV Encontro Nacional de Gestão de Resíduos, organizado pela APEMETA, e custará cerca de nove milhões de euros.
A campanha será financiada em 85% pelo Sustentável 2030 – Programa Ação Climática e Sustentabilidade (PACS), com execução até final de 2025, sendo a contrapartida nacional assumida pelo Fundo Ambiental.
Desta forma, a campanha de comunicado e sensibilização relativa os resíduos urbanos terá uma abrangência nacional, mas será disseminada com especificidades a nível regional e local.
Com o objetivo de atingir todas as faixas etárias e setores produtores de resíduos urbanos, a iniciativa incidirá objetivamente sobre as compras conscientes e o consumo sustentável, a correta separação dos resíduos e a adequada deposição dos mesmos, o combate à iliteracia no domínio do ambiente e os direitos e obrigações dos consumidores.
Será ainda feita uma ação preparatória junto dos SGRU, municípios e associações para que participem na campanha.
O XIV Encontro Nacional de Gestão de Resíduos – Desafios, Soluções e Experiências realiza-se ao longo desta quinta-feira, 20 de junho, na Universidade Lusófona, em Lisboa, juntando vários players e entidades ligadas ao setor.
O evento é organizado pela APEMETA, em parceria com a ESGRA e a Universidade Lusófona.