A Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal realiza, no dia 1 de julho, segunda-feira, um webinar sobre o apoio aos cidadãos no combate à pobreza energética, a partir das 11 horas.
Esta sessão online servirá para partilhar os resultados do projeto-piloto Ponto de Transição e discussão do papel das one-stop shops no combate à pobreza energética. Serão apresentadas as principais conclusões e recomendações do Relatório de Impacto do Ponto de Transição, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal cujo projeto-piloto foi implementado no distrito de Setúbal, entre 2022 e 2023.
A funcionar num contentor marítimo renovado, o Ponto de Transição consiste num espaço de atendimento presencial – uma ‘one-stop shop’ – que oferece serviços às populações locais, incluindo aconselhamento sobre eletricidade e gás, informações e apoio à eficiência energética das habitações e avaliações energéticas gratuitas.
Este webinar dirige-se a todas as organizações envolvidas no combate à pobreza energética, tais como entidades do Governo central, municípios, agências de energia e ambiente regionais, organizações não-governamentais e comunitárias, instituições académicas e centros de investigação e também entidades do setor privado, interessadas em acelerar uma transição energética justa.
O encontro conta com a participação dos vários parceiros que acompanharam o lançamento do projeto – Orlando Paraíba, da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, João Pedro Gouveia, do CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (FCT-NOVA) e Carlos Santos, da RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente – e que deram seguimento ao projeto. É ainda de destacar a presença de Manuel Casquiço, Diretor de Indústria e Transição Energética da ADENE – Agência para a Energia e Coordenador Técnico da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2023-2050.