Portugal enfrenta mais um ano de seca o que se traduz numa crescente escassez de recursos hídricos e que afeta diversos setores da nossa Economia. A racionalização do uso da água é o primeiro passo para combater esta escassez e para 2024 foram já anunciados para a região do Algarve, cortes de 25% no fornecimento de água no setor agrícola e de 15% no setor urbano (que inclui o turismo), e com aumentos dos preços até 50%, tanto para consumidores domésticos (incluindo comércio e hotelaria) como para a indústria.
Para uma região que vive essencialmente do turismo, estes cortes podem representar algumas lacunas no serviço que os hotéis pretendem prestar ao cliente e pelo qual desejam ser lembrados. Cientes das consequências desta falta de água, vários grupos hoteleiros no Algarve começaram já a investir na aquisição de dessalinizadoras próprias para produção de água para uso em diversos fins tais como a rega de espaços verdes, utilização recreativa e, em última instância, como água potável.
A AQUASERVICE® desenvolve há mais de 15 anos soluções para a produção de água potável a partir de água do mar. O primeiro sistema de dessalinização totalmente projetado e construído por nós (AROSWE®) foi instalado em Cabo Verde em 2010 com uma produção diária de 200m3/dia e desde aí, tendo como base a experiência acumulada, temos vindo a adotar soluções cada vez mais eficientes. A seguir a esta unidade já foram instaladas no mesmo cliente, por exemplo, mais 4 unidades sendo que totalizam nos dias de hoje uma produção diária de cerca de 1500m3/dia. Contamos também com diversas unidades instaladas na região do Algarve e para onde se prevê o aumento da capacidade instalada de produção destas unidades.
Recentemente a AQUASERVICE®, em parceria com uma grande unidade hoteleira, desenvolveu um sistema de dessalinização com uma capacidade instalada de 500m3/dia para dar resposta a esta problemática da falta/racionalização de água. Esta unidade, AROSWE®22000, é constituída por um sistema de filtração + microfiltração como pré-tratamento e foi desenvolvida com a melhor tecnologia disponível no mercado onde se destaca a recuperação de energia com a utilização de um sistema iSave da marca dinamarquesa DANFOSS que, ao usar a energia do “rejeitado” da dessalinizadora permite uma grande poupança energética. Neste caso concreto falamos num consumo energético de 2,5 Kw por m3 de água produzida. Além deste sistema de recuperação de energia toda a unidade foi também pensada para responder a elevados padrões de eficiência energética como é o caso de utilização de membranas “energy saving” da LG e a instalação de telemetria em toda a unidade o que permite deteções precoces de qualquer alteração nos parâmetros de funcionamento. Além deste fornecimento, a AQUASERVICE irá prestar o serviço de acompanhamento técnico da produção para garantir os mais altos padrões de funcionamento.
Reforçámos também o nosso compromisso com a sustentabilidade ao estabelecer uma parceria com uma empresa de referência no setor das energias renováveis o que permite ao cliente final adquirir ou financiar uma solução de produção de água com painéis solares.
Cientes dos desafios da água nos próximos tempos, a AQUASERVICE está disponível para projetar soluções sustentáveis à medida e tendo em conta as especificidades e necessidades particulares de cada caso.
*Este artigo é da responsabilidade da Aquaservice e foi publicado na edição 104 da Ambiente Magazine.