A ADENE lançou esta quinta-feira, 9 de maio, o MOVE+ Pesados de Passageiros, um marco importante na promoção da mobilidade sustentável em Portugal, e que representa o culminar de um ciclo de adaptação do sistema a diferentes tipologias de frotas.
O MOVE+ é um sistema inovador de avaliação e classificação do desempenho energético de frotas automóveis, que ajuda as organizações a reduzir o seu impacto ambiental e economizar dinheiro.
Nos últimos meses, a ADENE levou a cabo cinco projetos-piloto para adaptar a metodologia a frotas de pesados de passageiros, envolvendo as empresas de transporte público CARRIS, STCP, TREVO, TUB e Cascais Próxima. Estes projetos-piloto abrangeram mais de 1.300 veículos, cerca de 10% da frota nacional de pesados de passageiros.
Das frotas piloto, cerca de 20% das viaturas já são veículos de zero emissões, a baterias ou a hidrogénio, o que mostra que este setor, já passou a fase de testes das tecnologias, estando já a pôr em prática as soluções encontradas, principalmente no transporte urbano de passageiros. Um bom exemplo é a TREVO, Transportes Rodoviário de Évora, que durante o ano de 2023 descarbonizou toda a sua frota operacional reduzindo a intensidade energética da sua frota em 76% e, com isso, conseguiu eliminar totalmente as emissões diretas da sua frota.
Globalmente, a aplicação das medidas identificadas pelo MOVE+ à frota nacional de pesados de passageiros revelou um potencial de redução de 200 mil toneladas de CO2 por ano, o que corresponde a uma poupança de 100 milhões de euros em combustível anualmente.
Em 2035, todos os autocarros em serviço nos centros urbanos terão de ser zero emissões, de acordo com meta europeia, que aguarda publicação. As entidades do setor, incluindo fabricantes de autocarros, operadores de transporte público e empresas de energia, devem colaborar para acelerar a adoção de autocarros de zero emissões.