Começa hoje, na FIL – Lisboa, a 25ª edição da EXPOJARDIM. Até 23 de março, são esperados mais de 14 mil visitantes no evento que reunirá mais de 160 expositores diretos e indiretos, e 400 marcas. Paulo Amaral, diretor comercial da feira, garante que são números que demonstram “a importância e dimensão este certame que, a cada novo ano, aumenta a sua reputação e credibilidade”. O gestor não tem dúvidas de que se trata de uma “grande montra de produtos, serviços e soluções inovadoras”.
Os expositores contam com uma plataforma única para apresentarem os seus produtos e serviços a um público altamente qualificado. Além da exposição direta aos visitantes profissionais, os expositores podem estabelecer parcerias estratégicas, ampliar a sua rede de contactos e falar diretamente com potenciais clientes. Paulo Amaral sublinha que “a EXPOJARDIM é uma excelente maneira de promover marcas e destacar-se no mercado”.
Já do lado dos visitantes, a Exposalão, entidade que promove a feira, recomenda que planeiem a sua visita e identifiquem os expositores e setores de maior interesse. Mas confirma que poderão esperar várias novidades, desde os tradicionais equipamentos e acessórios para jardins e relva, a produtos inovadores como sistemas de rega e gestão de água de última geração, estufas e piscinas sustentáveis, passando ainda por soluções de iluminação exterior eficientes. Destaque para a presença de empresas com a vertente urbanística no segmento Urban Garden, que trazem propostas para um ambiente urbano mais ecológico e sustentável.
Esta é, segundo Paulo Amaral, “uma oportunidade única para explorar as últimas tendências, descobrir novos produtos e serviços, e participar de palestras e workshops especializados”.
A sustentabilidade é uma temática que também está presente na EXPOJARDIM e na indústria de jardinagem e paisagismo, e são várias as empresas que procuram soluções cada vez mais sustentáveis. Destaque para os sistemas de rega eficientes, os fertilizantes orgânicos, materiais reciclados para paisagismo e projetos de jardins que promovem a biodiversidade. “Acreditamos que esta é uma abordagem que vai ao encontro dos consumidores mais conscientes, mas também contribui para o debate deste tema envolvendo todo o setor e profissionais”, frisa Paulo Amaral.
Por outro lado, a inovação tecnológica também tem desempenhado um papel importante na evolução desta indústria e, nesta feira, é possível contrar as novas tecnologias como sistemas inteligentes, mapeamento de terrenos, softwares de design de jardins em 3D ou aplicações móveis para a gestão de projetos. Soluções que, lembra o gestor, “estão a revolucionar a forma como os profissionais do setor planeiam, executam e preparam as suas propostas, procurando aumentar a eficiência e a produtividade, mas também a criação de ambientes mais sustentáveis, personalizados e visualmente impactantes”.
Da parte da Exposalão, o empenho em manter a EXPOJARDIM como uma referência no setor da jardinagem e continuar a promover a inovação mantém-se. E a organização afirma estar constantemente à procura de novas parcerias e oportunidades para expandir a oferta da feira, trazendo cada vez mais empresas relevantes e profissionais do setor que interessem aos expositores. “O nosso objetivo é continuar a surpreender os visitantes e expositores a cada nova edição, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos”, resume Paulo Amaral.