Um dos maiores obstáculos que muitas cidades enfrentam é a falta de água, principalmente devido aos longos períodos de seca nos últimos anos. Além disso, quando chove, é de uma forma torrencial e a água perde-se através do seu escoamento superficial.
Em Portugal, o consumo diário de água é de 123 litros por habitante. Esta água é tratada e distribuída por dispendiosos sistemas de abastecimento. No final, uma grande parte da sua aplicação numa habitação não precisa de ser potável (sanita 22%, máquina de lavar 10%, limpeza 8%).
Então, porquê utilizar água potável para usos não-potáveis?
A Premier Tech promove como alternativas para a redução do consumo, a reutilização das águas residuais e pluviais. A fim de reutilizar estas águas, são aplicadas diferentes tecnologias. No caso do aproveitamento da água da chuva, é simplesmente a recolha e armazenamento da água pluvial que cai sobre as coberturas dos edifícios, com um baixo custo energético correspondente ao bombeamento da água durante a sua utilização. Enquanto para a reutilização de águas residuais a tecnologia é um pouco mais complexa, uma vez que é necessário remover os restantes agentes patogénicos ainda presentes após o processo de tratamento secundário das águas residuais. Como tal, na Premier Tech recorremos a diferentes combinações de tecnologias, tais como desinfeção por raios ultravioleta; dosagem de cloro; filtração com areia ou carvão activado ou mesmo sistemas de ultrafiltração e osmose.
A recuperação de água da chuva pode poupar até 50% de água potável consumida num ano numa casa unifamiliar, e até 70% num edifício comercial de escritórios, onde a principal utilização pode ser para casas de banho e rega de jardins. Na Premier Tech temos soluções completas com tanques de armazenamento de 2.000 L a 120.000 L, fáceis de instalar e aptas para habitações unifamiliares, mas também edifícios comerciais, industriais ou municipais.
Os benefícios destas fontes de água alternativas são óbvios. Adicionalmente à poupança de água potável, o seu uso permite a redução no consumo de energia de tratamento e distribuição da água potável, à medida que a sua necessidade se reduz; a diminuição da água de escoamento superficial, uma vez que parte dela seria armazenada em tanques, sendo a sua composição química ideal para a rega de plantas e jardins.
Na Premier Tech comprometemo-nos a conceber tecnologias que protejam a água e o ambiente. Junte-se ao nosso movimento por um planeta mais sustentável.