A Micronipol e a Helexia vão expandir a atual central de energia solar de autoconsumo de 1 MWp para 3 MWp. Este projeto vai permitir à primeira atingir os 33% de autonomia energética.
Esta aposta resulta na produção anual de mais de 4,5 GWh de energia limpa e evitar a emissão de cerca de 2.120 toneladas de CO2 por ano. A produção de energia solar vai ainda contar com um sistema de armazenamento de baterias de 370 kWh.
A Helexia assumirá ainda a responsabilidade pela supervisão, monitorização e manutenção dos 3 MWp instalados (1 MWp já existentes + 2 MWp da nova central solar) bem como pela gestão de todo o sistema de produção e armazenamento de energia, promovendo a descarbonização da empresa, que tem como objetivo tornar 80% da sua operação autossuficiente em energia. Neste sentindo a Micronipol e a Helexia estão a trabalhar em conjunto na hibridização das fontes energéticas.
Sobre a instalação da central energética, João Guerra, Marketing & Communication Director da Helexia, afirma que “com esta instalação de 2MWp, a Micronipol vai alcançar uma redução de consumo energético de 33%. Já estamos a trabalhar para outros projetos conjuntos com o intuito de atingir até 80% de autossuficiência energética. Dado que todo o processo produtivo da Micronipol depende de energia elétrica, a descarbonização é uma meta tangível e é para isso que vamos trabalhar lado a lado”.
O negócio da Micronipol foca-se na economia circular, apostando na reciclagem e reutilização do plástico, recebendo na sua fábrica plásticos que já foram utilizados para transformar em novos produtos, reduzindo significativamente o volume de resíduo industrial e doméstico destinado a aterro. Neste momento, a empresa recicla mais de 20 mil toneladas de plástico por ano, dos quais seis mil toneladas têm origem em desperdício urbano.