O que a imprensa diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela nossa redação.
19 de fevereiro
euronews: “Agricultores checos querem país fora do Pacto Ecológico Europeu”
20 de fevereiro
Negócios: “Banco de Portugal vai utilizar algodão 100% sustentável na produção de notas”
O Banco de Portugal vai utilizar algodão 100% sustentável ou proveniente do comércio justo para a produção de notas. A medida é anunciada no novo Programa de Descarbonização do Banco de Portugal, que assume o compromisso de atingir a neutralidade carbónica até 2050, no que se refere às emissões de gases com efeito de estufa (GEE) relacionadas com instalações, frota automóvel e eletricidade adquirida.
Público: “Seca: quatro câmaras do Algarve não vão aumentar preço da água”
21 de fevereiro
Público: “Picanha é dos pratos com maior impacto na biodiversidade após análise a 151 receitas”
Público: “Poluição do ar associada a mais sinais de Alzheimer”
RTP: “União Europeia diminuiu níveis de poluição no ar mas objetivos ainda estão aquém”
Algumas regras foram implementadas para tentar limpar o ar de partículas perigosas para a saúde humana, como a PM2.5, que tem a capacidade de entrar na circulação sanguínea e causar vários problemas de saúde. No entanto, os limites estabelecidos da União Europeia para 2030 ainda permitem o dobro da poluição do ar face aos valores defendidos pela OMS.
22 de fevereiro
Jornal de Notícias: “Câmara aguarda parecer sobre contaminação do solo em Lousado”
A Câmara de Famalicão está à espera do parecer da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que vai determinar se o arsénio presente no solo dos terrenos para onde está prevista a construção do terminal rodoferroviário em Lousado é de origem natural ou humana. A decisão irá definir ação da autarquia.
Negócios: “Transição energética justa requer mais mulheres no setor da energia”
Para se alcançar a transição energética justa é necessário que mais mulheres integrem o setor da energia, recomenda o Centro Comum de Investigação (CCI) da Comissão Europeia num novo relatório sobre a necessidade de reduzir desigualdades de género na transição energética. As mulheres representavam uma média de 32% da força de trabalho global no setor das energias renováveis.
Observador/Lusa: “Emissões de dióxido carbono produzidas por veículos pesados aumentaram 30%”
As emissões de dióxido de carbono produzidas por veículos pesados aumentaram 30% desde 2000, alertou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) num relatório que pede “regulamentação ambiciosa” para reduzir esta poluição. A instituição salienta que os veículos pesados são responsáveis por mais de 40% das emissões de óxido de azoto (poluente atmosférico) nas estradas.
23 de fevereiro
Negócios: “Espanha cria observatório para reduzir impacto das alterações climáticas na saúde”
Numa altura em que Espanha atravessa ondas de calor e períodos de seca sem precedentes, o Governo lança o Observatório de Saúde e Alterações Climáticas, com vista a mitigar os impactos que os fenómenos extremos têm na saúde humana. Segundo informação divulgada pelo Ministério da Ciência, Inovação e Universidades, até à criação deste observatório não existia um órgão que reunisse todas estas iniciativas e abordasse o problema de forma transversal.