O BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável apresentou a segunda edição do beat by be@t, o programa de inovação em sustentabilidade para a indústria têxtil e da moda, indústria estratégica da economia portuguesa. O evento teve lugar no Pateo da Galé, sede da ModaLisboa, uma das parceiras do BCSD Portugal e contou com a intervenção dos participantes do programa de 2023 numa mesa-redonda onde se partilharam experiências e ideias para o futuro. Nesta mesa-redonda, o grande destaque foi dado à capacidade do programa fomentar a inovação colaborativa entre novos talentos e empresas têxteis, de forma a potenciar o lançamento de novos produtos circulares e a otimização processos de forma inteligência e mais sustentável.
O beat by be@t 2024, iniciativa inserida no projeto be@t liderado pelo CITEVE – Centro Tecnológico para a Indústria Têxtil e do Vestuário e apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, visa sensibilizar toda a indústria têxtil e da moda para a urgência da transição verde e convocá-la a participar num cruzamento feliz para torná-lo possível. O BCSD Portugal convida empresas, designers de moda, gestores e engenheiros têxteis a formarem equipas multidisciplinares e a, juntos, pensarem soluções têxteis inovadoras, que integrem os princípios da circularidade e do eco-design. Esta sinergia é a alavanca necessária para a mudança de paradigma na fileira têxtil, e para a criação de processos e produtos sustentáveis de uma nova geração.
“Promover a circularidade da moda implica mudar o atual paradigma linear de produção e consumo, evoluindo para um modelo circular. Os principais desafios de um projeto como o beat by be@t implica estimular a criatividade a favor da preservação dos recursos naturais, da mitigação das mudanças climáticas, da redução da poluição, da geração de empregos verdes e da promoção de uma cultura de responsabilidade e sustentabilidade”, refere Filipa Pantaleão, secretária-geral do BCSD Portugal.