Uma empresa de engenharia de comunicações que aposta na inovação e na criação de soluções próprias e diferenciadoras: é assim que o diretor-geral, Mário Rui Santos, define a Wavecom, “uma empresa que nasceu em 2000 e que, rapidamente, ganhou o reconhecimento do mercado como especialista em tecnologias wireless”.
Com escritórios na Península Ibérica e em África, a oferta da empresa vai desde “serviços de consultoria e advisoring tecnológico”, passando pela “integração de soluções de data center e segurança, infraestruturas de comunicações, manutenção ou serviços geridos”. O know-how, a inovação e o rigor nas implementações, aliados a um vasto portfólio que oferece ao mercado são apenas alguns dos fatores que colocam a Wavecom num patamar de alta especialização de diversas tecnologias ICT de vários fabricantes.
O core-business da Wavecom divide-se em duas áreas de atividade: integradores e fabricantes. “Desde a nossa génese que somos integradores, fornecendo sistemas de comunicação e de informação, e desde 2010 que nos posicionámos também como fabricante de equipamentos e soluções de software, desenvolvendo tecnologia própria que produzimos”.
Como player para a implementação do conceito da Internet of Things (IoT), a empresa entrega soluções que vão desde a conectividade simples para “as pessoas” ou “as coisas”, até à aplicação chave-na-mão, de digitalização de processos, o que implica sensorização, monitorização e atuação gerida centralmente por algoritmos e aplicações”.
A empresa apresenta soluções para diversas áreas de atividade, desde a saúde aos transportes, passando pelas cidades inteligentes, indústria, logística e agricultura. A flexibilidade de adaptação destas soluções ao ambiente real resulta em aplicações para gestão de estacionamento, transportes públicos conectados e gestão de ocupação e mobilidade pedestre. Através da conectividade IoT, é possível o “controlo de ocupação de locais de estacionamento, por exemplo de cargas e descargas”, envolvendo a “sensorização de cada lugar de estacionamento, identificação, comunicação e alertas”. A nível dos transportes públicos, “implementamos conectividade 4G e em breve 5G para os autocarros, disponibilizando WiFi aos passageiros, e gestão de rotas permitindo a conectividade entre o sistema de transportes e o cidadão”. Esta solução está presente na Carris, Horários do Funchal e muitos outros operadores. “Incluímos tecnologia de contagem de passageiros que é utilizada para um outro produto dirigido às autarquias, de Contagem e Gestão de ocupação de espaços tais como parques, praias, passadiços, ruas, percursos pedestres, entre outros, fazendo contagens e percebendo orientações de tráfego em ambientes in e outdoor”, refere Mário Rui Santos. De grande relevância é também a solução que contabiliza com “precisão superior a 99% os fluxos pedestres em vias de até 4m de largura”, conectados a sistemas de informação na cloud que permitem ter contadores em tempo real, histórico e alertas configurados: “É particularmente importante em cenários tais como monitorização de ocupação de praias, e outros espaços, com a vantagem de os nossos contadores serem postes, autoalimentados por painéis fotovoltaicos”, explica.
As soluções de comunicação IoT Wavecom são instrumentais para a gestão integrada em cenários de telecontagem, por exemplo de água, em vastos territórios. Para além de automatizarem a regular contagem mensal, são um inestimável instrumento para o combate às perdas de água: “Num conjunto de casas alimentadas por uma conduta, faz-se a análise do caudal na conduta e dos contadores de cada casa, o que feito com base em leituras com resolução de 1 hora, permite identificar perdas”, exemplifica. Adicionalmente as contagens recolhidas podem ser disponibilizadas pelo operador de serviço de água, pelo que o cliente tem acesso ao detalhe dos consumos hora a hora, permitindo-lhe “correlacionar os seus hábitos, com os consumos, o que lhe cria uma pressão e reforço positivo para a mudança dos hábitos de consumo com vista à poupança”. A mesma rede de comunicações que viabiliza as comunicações dos contadores, suporta as comunicações dos sensores de parking, os sensores de contentores de resíduos, contadores de pedestres ou sensores ambientai. Além destas áreas, a Wavecom atua na área do ambiente, oferecendo soluções de monitorização de variáveis ambientais no contexto citadino, indústria e agricultura.
O facto de trabalharem num modelo business-to- business, estando presentes em vários setores da economia como Câmaras Municipais, Retalho, Transportes, Indústria, Saúde, Desporto, Energia e Serviços, permite à Wavecom estar presente na digitalização de processos de forma abrangente aportando a mesma base tecnológica personalizada para as particularidades de cada setor.
Este artigo foi incluído na edição 92 da Ambiente Magazine