A atividade da Efacec no Noroeste da Europa acaba de ser reforçada no setor dos transformadores de potência e de distribuição, com a celebração de novos contratos nos Países Baixos e no Reino Unido, que vão contribuir para a descarbonização e desenvolvimento da rede elétrica, respetivamente.
A Porthos, novo player dos Países Baixos no transporte e armazenamento de carbono, encontra-se a desenvolver uma infraestrutura no Porto de Roterdão, na qual o dióxido de carbono proveniente de vários clientes será transportado e armazenado em jazidas de gás natural vazias no fundo do mar do Norte. Para tal, a Porthos confiou no know-how técnico da Efacec para o desenvolvimento de transformadores de potência e distribuição.
O contrato inclui o fabrico, fornecimento e instalação de dois transformadores de potência 57 MVA e dois transformadores Zig-Zag de ligação à terra, que se destacam por integrarem soluções de elevado grau de complexidade tecnológica, indo ao encontro dos mais exigentes requisitos técnicos, de qualidade e de sustentabilidade do mercado.
A Efacec reforça a sua posição no mercado do Reino Unido, após a celebração de três “Call-off-Contracts” com a Scottish and Southern Electricity Networks (SSEN), no âmbito do contrato-programa em vigor entre as duas empresas.
Esta nova encomenda, que vai contribuir para o desenvolvimento da rede elétrica, inclui o fabrico, fornecimento e instalação de dois transformadores de potência 90MVA, 132/33kV para as subestações de Thatcham e Fareham da SSEN em Inglaterra, e de um transformador de potência 45MVA e 132/11kV para a subestação de Deanie na Escócia.
O novo contrato estabelecido com a SSEN consolida a posição da empresa neste mercado estratégico europeu, no qual totaliza mais de 50 transformadores de potência e mais de 30 mil transformadores em utilities britânicas.
“Os contratos celebrados com a Porthos e a SSEN reforçam a posição da Efacec no mercado dos transformadores e no panorama europeu da transição energética. São um reconhecimento da qualidade, experiência e competência da empresa no setor, e a validação do nosso know-how no desenvolvimento tecnológico, que nos permite apresentar soluções mais avançadas e eficientes”, afirma Michael Silva, Chief Commercial Officer da Efacec.
No último trimestre de 2023, a Efacec expediu transformadores de potência para vários clientes na Europa, nos quais se destacam as entregas para projetos de produção de energia renovável em Portugal.
Empenhada em garantir uma maior qualidade e fiabilidade no fornecimento de energia, a empresa entregou ainda duas subestações móveis, uma para a América Latina e outra para França, a primeira com destino para este mercado.