O que a imprensa diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela nossa redação.
29 de janeiro
Dinheiro Vivo/Lusa: “Apoios pagos para mitigar impacto da seca somam 28,9 milhões”
Dinheiro Vivo/Lusa: “Cortes para agricultura biológica vão ter que ser corrigidos para manter compromissos”
“Caso não haja uma decisão política no sentido de apoiar a agricultura biológica conforme orientação da Comissão Europeia, iremos assistir a uma redução significativa da Superfície em Agricultura Biológica, já em 2024”, alerta a Associação Portuguesa de Agricultura Biológica
Público: “Porto vai criar espaços de calor, locais comunitários para responder à pobreza energética”
O Porto vai criar um programa local de “espaços de calor” para acolher pessoas em situação de sem-abrigo, mas também todos aqueles que procurem locais com conforto térmico que, por dificuldades financeiras e face à crise energética, não conseguem ter nas suas casas.
30 de janeiro
Público: “ICNF chumba renovação de declaração ambiental para o aeroporto do Montijo”
31 de janeiro
Observador/Lusa: “Seca: efeito devastador pode ditar subida de preços e medidas do Governo são injustas, diz CAP”
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) defendeu que o efeito da seca tem sido devastador, sobretudo a sul do país, podendo ditar a subida de preços, e que as medidas adotadas pelo Governo são injustas. Em causa está a cultura atual, a sobrevivência dos proditores e plantas, referiu, acrescentando que no Alentejo, mesmo com o “efeito Alqueva”, a situação foi crítica, com a ausência de pastagens e de abeberamento para os animais.
Público: “As lontras voltaram a um estuário na Califórnia e a erosão costeira diminuiu”
2 de fevereiro
Público: “Freguesias do concelho de Moncorvo beberam água contaminada”
A população de três freguesias do concelho de Torre de Moncorvo – Souto da Velha, Felgar e Carvalhal – esteve exposta a água contaminada e nenhum dos autarcas local alertou os residentes para os perigos de saúde pública que poderiam estar a correr, denuncia uma investigação da revista Sábado. A água servida às populações das três freguesias não passa por análises profissionais e regulares.
Público/Reuters: “Proibido lavar carros na Catalunha. Seca em Espanha afeta seis milhões de pessoas”
Os habitantes da região da Catalunha serão proibidos de lavar os seus carros e encher piscinas vazias, de acordo com as medidas anunciadas na quinta-feira para aliviar a pior seca registada na região. As medidas, que entram em vigor esta sexta-feira, afetarão cerca de seis milhões de pessoas em 200 aldeias, vilas e cidades, incluindo a segunda maior cidade de Espanha, Barcelona. As medidas foram adoptadas depois de os reservatórios terem atingido cerca de 16% da sua capacidade.