Valência inicia oficialmente o seu ano como Capital Verde Europeia 2024. Numa cerimónia realizada no Palau de la Música, foi apresentado o programa de eventos e projetos que serão lançados durante o ano.
A cidade está geolocalizada num enclave privilegiado, em frente ao Mar Mediterrâneo, rodeada de pomares e estabilizada pela atmosfera criada por áreas naturais e protegidas como a Albufera e os Jardins de Turia. Todos estes são pontos-chave da capital deste ano, aos quais se juntarão outros projetos em curso, como o novo Central Park, que acrescentará 230.000 m² de espaços verdes ao centro da cidade.
Na apresentação da capital, foi divulgado o guia “Rotas Verdes de Valência”, um manual que inclui os objetivos deste ano, bem como um conjunto de rotas para facilitar o desfrute das conquistas feitas pela cidade em termos de sustentabilidade. Estas rotas centram-se em três áreas-chave: Natureza, Valência tem uma rica biodiversidade, que se reflete nos seus espaços naturais, como o Parque Natural da Albufera, o pomar valenciano ou o jardim Turia. Mobilidade sustentável: a cidade está empenhada na mobilidade sustentável, promovendo a utilização dos transportes públicos, da bicicleta e das deslocações a pé. E a recuperação do espaço público: Valência recuperou espaços públicos para o usufruto dos cidadãos, como o jardim Turia ou a Marina de Valência. As rotas da Capital Verde Europeia de Valência são uma oportunidade única para conhecer a cidade e as suas realizações em termos de sustentabilidade.
Para este ano, foi concebido um programa que inclui encontros como a grande conferência sobre “Mission cities” e uma importante conferência sobre zonas húmidas, na qual o Parque Natural de Albufera será destacado como um importante ativo.
Para além disso, haverá diferentes celebrações resultantes da colaboração público-privada, que completarão o programa para garantir o envolvimento de toda a cidade.