A Dachser acrescentou dois novos camiões elétricos à sua frota, em Espanha, com uma autonomia de até 300 quilómetros. As novas aquisições, que serão utilizadas em operações específicas de carga completa, permitirão à empresa realizar uma redução anual das emissões de CO2.
Os camiões pertencem à gama Volvo FH Electric e podem operar com um peso total de até 44 toneladas e em transportes de longa distância. Equipados com três motores elétricos com potência até 490 kW (666HP), os veículos apresentam, também, baterias de última geração, capazes de carregar até 80% em apenas 30 minutos.
Em Saragoça, a operação será non stop: o camião funcionará em três turnos, 24 horas por dia, sete dias por semana, e o facto de ser 100% elétrico reduzirá o elevado consumo de combustível.
As operações na Corunha serão assumidas por dois motoristas, que percorrerão uma média de 35 a 45 mil quilómetros por ano, com um horário de funcionamento alargado de segunda a sábado, sendo que os trajetos farão a ligação entre fornecedores, armazéns e fábricas. Já o veículo de Saragoça, contará com um total de três motoristas e percorrerá cerca de 30 mil quilómetros por ano, com um horário de funcionamento contínuo, ou seja, sete dias por semana e horas ininterruptas.
“A sustentabilidade é um dos principais pilares da Dachser e, por isso, estamos muito orgulhosos por dar mais um passo no sentido da descarbonização das nossas operações com a implementação de mais dois camiões elétricos nas nossas instalações da Corunha e Saragoça”, afirma Celestino Silva, Managing Director European Logistics Iberia da Dachser. “Com a transição para energias alternativas e eficientes adaptadas à nossa rede de transportes – neste caso a eletrificação do transporte de mercadorias –, estamos também a atrair potenciais clientes que se identificam com os nossos valores e missão”.