A indústria de packaging caminha a passos largos para uma lógica sustentável, fundamentada na economia circular. E a Reutilbox nasce em março de 2023 para ajudar a trilhar este percurso, ao desenvolver um sistema de tracking e depósito que permite que embalagens reutilizáveis possam substituir gradualmente o uso de embalagens de utilização única.
“Para que este sistema circular funcione, estabelecemos parcerias sólidas com restaurantes, superfícies comerciais, cantinas, empresas e eventos. O cliente do estabelecimento opta por levar a sua refeição numa embalagem reutilizável, sem qualquer taxa ou custo, poupando dinheiro em comparação com o descartável (0,30€ ou mais por embalagem) e mais importante ainda, sem qualquer lixo. A devolução da embalagem deve ser realizada em sete dias em qualquer estabelecimento parceiro”, explica Ricardo Valadas, CEO e fundador da empresa, que trabalha ao lado de Filipe Moraes, CTO.
O modelo de negócio é B2B (business to business), ou seja, destina-se essencialmente a restaurantes, superfícies comerciais, cantinas, empresas e eventos. Mas “também apostamos forte na consciencialização do consumidor final, pois criar um modelo de reutilização que lhe seja conveniente é a chave para expandir a Reutilbox para mais estabelecimentos e regiões”, afirma o responsável.
Neste momento, o sistema da empresa está em funcionamento na área de Lisboa, mas prevê-se a expansão para outras regiões do país já em março deste ano.
Em Janeiro de 2025, a Reutilbox espera poder afirmar que ajudou a diminuir os 170kg de embalagens descartáveis no lixo que em média cada português produz anualmente. Além disso, quer poder dizer que cresceu como equipa e que aumentou a sua rede de parceiros e clientes.
“A reutilização tornou-se um hábito muito por (boa) culpa do nosso sistema”, remata Ricardo Valadas.