O Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Power, foi o grande vencedor no leilão de capacidade de armazenamento de energias renováveis realizado na Polónia, no último mês do ano. Os resultados, divulgados pelo regulador polaco de energia no dia 5 de janeiro indicam a Greenvolt como ganhadora de 1,2 GW de capacidade, através de seis projetos que a empresa detém integralmente, e que representam cerca de 70% da capacidade em leilão. A venda dessa energia está assegurada por contratos com um prazo de 17 anos.
No leilão realizado pelo responsável da gestão da rede elétrica da Polónia, a Greenvolt Power arrebatou um total de seis projetos de sistemas de armazenamento através de baterias (Battery Energy Storage System – BESS). Estes projetos representam uma capacidade total de armazenamento de sensivelmente 1,4 GW, tendo 1,2 GW garantido um contrato de compra de longo prazo, constituindo-se como o maior portfólio de Sistemas de Armazenamento de Energia alguma vez aprovado num leilão do país.
“A Polónia é um mercado de extrema importância para a Greenvolt. Este resultado vem reforçar essa posição na estratégia de crescimento do Grupo, dando-nos a oportunidade de desenvolver seis sistemas BESS”, diz João Manso Neto. “O resultado do leilão somado aos projetos de armazenamento detidos em outros países, coloca a Greenvolt Power como um player de referência no BESS na Europa e um dos maiores promotores à escala global, detendo o maior portfolio de BESS com um contrato garantido”, acrescentou o CEO do Grupo.
Ao abrigo desses contratos, a Greenvolt irá Injetar energia que tem armazenada nas suas baterias na rede elétrica polaca em períodos em que a potência mínima não esteja garantida. Essa energia será vendida a um valor de 244,90 zlotys por kilowatt, o equivalente a 57 euros por kilowatt.