Numa ação conjunta entre o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e o serviço público dos Sapadores Florestais, foi realizada, durante o mês de novembro, uma intervenção de gestão florestal na Mata Nacional de Vale de Canas, em Coimbra, tendo em vista a preservação da área.
Aos trabalhos de gestão florestal, somaram-se ainda intervenções ao nível da gestão de combustíveis dos espaços florestais, de limpeza e conservação da rede viária.
Esta intervenção visou o aproveitamento de espécies autóctones e a gestão de combustíveis de forma estratégica, em prol da manutenção dos diversos espaços da Mata Nacional de Vale de Canas, que abriga uma grande biodiversidade de espécies, entre elas o pinheiro (Araucaria bidwillii Hook) e o eucalipto (Eucalyptus diversicolor F. Muell), classificadas como Árvores de Interesse Público.
A Mata Nacional de Vale de Canas encontra-se sob a gestão da Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro e situa-se nas Freguesias de Torres do Mondego e de Santo António dos Olivais, concelho de Coimbra, submetida à servidão pública do Regime Florestal Total, por força dos Decretos de 1901 e 1903.