A poucos dias de mais um Greenfest, a Ambiente Magazine junta-se uma vez mais ao maior festival de sustentabilidade para desafiar vários players a falarem sobre a importância deste tipo de encontros e como tem evoluído ao longo do anos. Estamos hoje a conversar com Nuno Soares, presidente do Conselho de Administração da Tratolixo. Mestre em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnia de Lisboa, e licenciado em Engenharia do Ambiente pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Em complemento à sua formação académica de base, possui diversas formações complementares, quer em matéria de gestão pública na administração local, quer, em particular, nos diferentes domínios de índole ambiental. Antes de integrar a Tratolixo, assumiu funções de Chefe de Divisão de Ambiente na Câmara Municipal de Mafra. Nuno Soares exerceu também funções na Câmara Municipal de Lisboa, como Diretor de Departamento de Higiene Urbana.
Qual é a importância do Greenfest – Evento de Sustentabilidade para a promoção da consciência ambiental, social e económica/governance?
O Greenfest desempenha um papel crucial na promoção da sustentabilidade em Portugal. Com 16 anos de existência, a iniciativa reúne empresas, autarquias e cidadãos com o objetivo de sensibilizar para todas as vertentes da sustentabilidade, alertando para a importância das ações de cada um de nós na construção de um planeta mais sustentável. As palestras, conferências e workshops contribuem para a formação de uma sociedade mais consciente e comprometida com práticas que visam um futuro cada vez mais sustentável não só na vertente ambiental, como na vertente social e económica.
Quais são as expectativas para esta edição do Greenfest Carcavelos?
Esperamos que o Greenfest Carcavelos seja um ponto de encontro para o debate de projetos e de ideias inovadoras que possam alertar as consciências para a urgência de mudar comportamentos em matéria de sustentabilidade. Será, com certeza, um evento dinâmico e multidisciplinar, que irá refletir sobre temas tão diversos como a mobilidade, empreendedorismo, transição energética, pegada no digital, entre outros.
Como é que a sua empresa/instituição está envolvida ou contribui para o sucesso do Greenfest?
A TRATOLIXO marcará presença no Greenfest com um stand e preparámos desafios com jogos pedagógicos de educação ambiental e que ensinam as regras de separação dos resíduos. Nestas práticas pedagógicas, os visitantes ficarão a conhecer os biorresíduos, cuja recolha será obrigatória a partir de janeiro de 2024, divulgando o modelo pioneiro de recolha seletiva, por saco ótico. Iremos também dinamizar uma ação sobre compostagem.
Como define a sustentabilidade?
A Sustentabilidade é um conceito que deve estar presente no dia a dia dos cidadãos, das entidades públicas e privadas, tendo por base a preservação ambiental, desenvolvimento económico e promoção da justiça social. É um conceito que tem como base o impacto que as nossas ações têm no planeta. Envolve a procura de práticas que equilibrem a preservação do meio ambiente, a equidade social e o crescimento económico.