No seguimento da estratégia do Município de Torres Vedras no combate às alterações climáticas, entrou em funcionamento a mais recente instalação municipal para produção própria de energia elétrica de origem renovável, através da fonte solar, na cobertura da Escola Básica de Ramalhal.
A central fotovoltaica produz energia elétrica para consumo no próprio estabelecimento de ensino e, sempre que a energia elétrica produzida seja superior à consumida na escola, a diferença será injetada na rede elétrica de distribuição. A central é constituída por 84 painéis fotovoltaicos e tem uma potência total nominal de 30 kW, prevendo-se uma produção anual de energia elétrica na ordem de 45. mil kWh.
Já foram instalados painéis fotovoltaicos nas coberturas de 21 edifícios municipais, perfazendo uma potência nominal total instalada de 243 kW e um investimento total por parte do município de aproximadamente 450 mil euros. O retorno financeiro até à data ronda os 201 mil euros, valor obtido através das receitas acumuladas da venda da energia elétrica e de custos evitados na compra de energia elétrica.