Um novo recorde na produção de eletricidade a partir de gás natural mostra que as infraestruturas têm que estar dimensionadas acima do consumo médio, para garantir abastecimento do consumo de ponta, defendeu hoje a REN, citada pela agência Lusa. O anterior máximo da produção elétrica em centrais a gás era de 3.176 MW e foi registado em março de 2011.
Em comunicado, a REN anunciou o recorde de 3.344 MW na produção de eletricidade a partir de gás natural, com todos os grupos das centrais elétricas na rede, alcançado a 06 setembro. Um reflexo da vaga de calor registada no início de setembro, coincidente com a forte exportação de energia.
A empresa, liderada por Rodrigo Costa, considera que “este registo vem demonstrar o papel essencial das infraestruturas nacionais de gás natural na garantia de abastecimento dos consumos, e do setor elétrico em particular”, acrescentando que “as infraestruturas são por esta razão dimensionadas para garantir não só o consumo médio, como também, na perspetiva da segurança de abastecimento do consumo de ponta, como foi o caso”.
A REN, através da REN Gasodutos, detém a concessão para o transporte de gás natural em alta pressão, que inclui a gestão técnica global do Sistema Nacional de Gás Natural. Já nos últimos meses, o segmento de produção de eletricidade a partir de gás (fonte não renovável), tem apresentado uma variação homóloga positiva e, em setembro, as afluências reduzidas nas hídricas também contribuiu para o recurso a esta alternativa.