Depois da retirada do rótulo das garrafas de Danacol em 2022, a Danone dá mais um passo na sua estratégia de sustentabilidade, com a melhoria das embalagens da marca Actimel, em Portugal e Espanha, através do eco design e da retirada do rótulo das garrafas. Esta estratégia conseguirá reduzir a produção de 115 toneladas de plástico por ano.
O novo design foi criado tendo em conta os critérios de segurança alimentar e procurando continuar a oferecer um produto de máxima qualidade em termos da sua contribuição para a saúde. Para facilitar a diferenciação de sabores, a partir de agora, a nova embalagem tem uma tampa desenhada de acordo com a variedade de sabor.
A Actimel é fabricado na maior fábrica da Danone na Europa, uma referência no grupo por ter a sua própria instalação de painéis solares que lhe permite ser autossuficiente em energia. Com um total de 5.680 painéis fotovoltaicos distribuídos ao longo de 36.000 m2 e uma potência instalada de 3,4MWp, a fábrica fornece 20% da energia verde autoproduzida, permitindo-lhe reduzir, anualmente, mais de 735tCO2e, o equivalente ao CO2 absorvido por 49.000 árvores.
“Em Actimel, trabalhamos para oferecer propostas que construam um futuro mais saudável e sustentável. A eliminação do rótulo é mais um passo, ligado ao compromisso do grupo Danone, para melhorar a nossa cadeia de valor a partir da economia circular e do compromisso com o eco design. Este passo mais segue-se a outros já realizados como a remoção das tampas que fizemos em 2020 nos nossos iogurtes líquidos, que permitiu poupar mais de 200 toneladas de plástico por ano”, declara Pedro Neves, Head of General Secretary em Portugal.