Na Universidade de Aveiro, mais de 20 mil embalagens foram depositadas, só em setembro, nas máquinas de venda reversa (RVM) espalhadas, o que corresponde um aumento na ordem dos 250% face ao mesmo período do ano passado. Também o número de utilizadores dos equipamentos registou um aumento na ordem dos 100%.
O aumento das taxas de reciclagem, de acordo com os dados do sistema, é revelador também do impacto das ações de divulgação e promoção do projeto levadas a cabo pelo projeto-piloto de Reciclagem e Reembolso de Embalagens de Alumínio e PET (REAP). Entre essas ações destaque para o concurso “Recicla & Ganha”, que está em curso e que termina a 12 de dezembro próximo. O objetivo é premiar os estudantes que mais embalagens depositem nas máquinas RVM.
Olhando para os dados do último trimestre, verifica-se que, em julho, foram depositadas 15.248 embalagens (12.872 de PET e 2.376 de alumínio) e que o número de utilizadores se situou nos 1.058. Já agosto foi o mês em que se registaram menos depósitos (8.747 embalagens no total) e menos utilizadores (431), coincidindo com o período de férias.
Desde abril de 2022, data de início do funcionamento das máquinas, até 30 de setembro, já foram recolhidas um total de 196.382 mil embalagens, o que equivale ao envio de 3,5 toneladas de garrafas de plástico e latas de alumínio para reciclagem. Refira-se ainda que, durante aquele período, as máquinas contabilizaram 17.454 utilizações, o que representa um valor de 1549,76 euros creditados nos cartões da universidade, que estão associados aos sistemas de acessos e pagamentos da instituição.