O Grupo Greenvolt adquiriu a maioria do capital da Enerpower (50,24%), num investimento global de 25 milhões de euros, e reforçará assim a sua aposta no segmento da Geração Distribuída de energia renovável com a entrada na Irlanda, mercado que apresenta um enorme potencial de crescimento nos próximos anos.
A empresa adquiriu ainda 50,25% de uma outra empresa dedicada exclusivamente a PPAs’ e o contrato assinado inclui uma opção de reforço da participação da Greenvolt até aos 100%, podendo esta ser exercida em 2028. A transação está ainda pendente da verificação de condições habituais neste tipo de operações, nomeadamente autorizações regulatórias.
João Manso Neto, CEO da Greenvolt, sublinha que “a entrada num novo mercado no segmento da Geração Distribuída reforça não só o nosso compromisso estratégico com este segmento, como nos permite dar mais um passo na nossa estratégia de desenvolver uma plataforma pan-europeia. A Enerpower é uma empresa consolidada, com clientes de renome internacional”, que em 2022 instalou 33 MW de capacidade solar, valor que estima que cresça em mais de 30% durante este ano.
O grupo pretende reforçar a carteira de clientes da empresa irlandesa com soluções que lhes permitam, sem a necessidade de qualquer investimento inicial, reduzir os elevados encargos suportados com a eletricidade – isto ao mesmo tempo que passam a consumir uma energia limpa, obtida através da irradiação solar.
No Plano de Ação Climático do país, apresentado este ano, o executivo irlandês definiu como objetivo aumentar para 80% a proporção de energia obtida a partir de fontes renováveis até 2030. Essa meta deverá ser alcançada em grande medida através da energia solar que alcançará uma capacidade instalada de 8 GW no final da década, com o setor C&I a duplicar a capacidade de geração de energia através de painéis solares, face ao final de 2022, para quase 1,1 GW.