Por: Ana Almeida, da ASPEA e docente de Geologia
A vida na Terra depende da água e o seu consumo responsável é determinante para a continuação da existência humana.
Desde 1983 que no dia 1 de outubro celebramos, em Portugal, o Dia Nacional da Água, dia que coincide com o início do ciclo hidrológico (é por esta altura que deverá iniciar-se um período chuvoso do ano e as albufeiras estão com as suas reservas no mínimo).
Ao comemorarmos o Dia Nacional da Água temos, sem dúvida, uma excelente oportunidade para refletirmos sobre a real importância deste recurso, tentando consciencializar o Homem para o valor da água em todas as suas dimensões – ambiental, social, cultural e económica.
Os recursos hídricos da Terra compreendem as águas subterrâneas e superficiais, onde se incluem a água dos mares, rios, oceanos e dos glaciares. O estudo da água remete-nos não só para a compreensão dos diversos ecossistemas, terrestres e aquáticos, mas também para a gestão dos sistemas de águas superficiais e subterrâneas, onde se incluem as nascentes de água, a sua possível contaminação e vulnerabilidade.
“A lista das coisas a fazer em nome dos povos e do planeta” que consta dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo o objetivo 6 o relativo à “Água potável e saneamento”, deveria ser tomada como um compromisso de todos nós! Por exemplo, a tarefa de proteger e restaurar ecossistemas relacionados com a água, incluindo montanhas, florestas, zonas húmidas, rios, aquíferos e lagos deveria ser uma constante da nossa vida. É destes ecossistemas que obtemos, sem custos, muitos dos recursos e condições que nos permitem ter a qualidade de vida que temos ou que todos deveríamos ter. E aqui, não podemos descurar o que queremos deixar para as futuras gerações!
Apoiar e fortalecer a participação das comunidades locais, para melhorar a gestão da água tem sido uma aposta da ASPEA, ao implementar os projetos Rios e RIDE, entre muitos outros que se focam na floresta e no mar.
Enquanto professora abracei, há 14 anos, o Projeto Rios e não tenho dúvidas que, para além de ter dado a conhecer a muitos jovens o rio e/ou ribeira do seu concelho, enquanto recurso natural, proporcionei-lhes experiências inesquecíveis e transformadoras. Na sua implementação esteve inerente um aumento de conhecimentos, a promoção da ciência cidadã, o reforço das relações interpessoais e das parecerias com entidades externas à Escola, quer a nível nacional quer a nível internacional, fazendo os jovens sentirem-se parte integrante e responsável de um todo, o todo que é a sua Escola, o seu Concelho, o seu país e o nosso Mundo!
Tendo em conta a crescente preocupação com as mudanças climáticas, a escassez da água e as suas consequências na qualidade de vida humana, as comemorações do Dia Nacional da Água assumem uma relevância ainda maior, pelo que, e como não podia deixar de ser, a ASPEA assinalou este dia com o desenvolvimento de algumas atividades.
O grande desafio para todos nós passa, em primeiro lugar, por poupar cada vez mais este recurso crucial à VIDA, ou seja, passa por sermos cada vez mais eficientes, com a água, em casa, no local de trabalho, nas cidades, nas atividades económicas e no lazer. Em segundo lugar, passa por preservar os nossos recursos hídricos.
Junte-se a nós e adote um troço de rio – abrace o Projeto Rios!
Projeto Rios
O Projeto Rios é um projeto ibérico coordenado, a nível nacional, pela ASPEA e que incentiva a adoção de troços de 500 metros de rios ou ribeiras por grupos locais organizados. Recorrendo a uma metodologia de observação simples, mas rigorosa, de fácil aplicação e desenvolvimento, os grupos assumem a responsabilidade de vigilância e proteção do troço escolhido, contribuindo assim para a melhoria ambiental dos recursos hídricos, em geral, e para promoção de ações de melhoria do troço, em particular.