Os incêndios dos últimos dias atingiram mais de 710 hectares de floresta das papeleiras The Navigator Company, antiga Portucel/Soporcel, e do grupo Altri, disse hoje fonte do agrupamento AFOCELCA. “Entre os dias 06 e 09 de agosto [sábado e terça-feira], arderam 710,5 hectares de floresta – pinheiro e eucalipto – das empresas representadas na AFOCELCA”, o agrupamento que reúne aquelas empresas com o objectivo de apoiar o combate aos incêndios nas suas propriedades, avançou à Lusa a fonte.
A AFOCELCA, que também pode atuar em outras áreas, se for solicitada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), abrange cerca de 215 mil hectares de floresta.
Na atual campanha contra incêndios, dispõe de três helicópteros ligeiros, transportando cada um uma equipa de combate de cinco sapadores florestais, 38 unidades de prevenção e vigilância, compostas por três sapadores com ‘kit’ de primeira intervenção, e 18 equipas de combate terrestre, com seis elementos operacionais num veículo semi-pesado, meios financiados pelas empresas que compõem o agrupamento.
“Mais de 85% dos fogos que são combatidos pelas equipas da AFOCELCA ocorreram em propriedades de vizinhos”, salienta.
Defendendo que o trabalho de prevenção é “um pilar fundamental para a protecção das florestas das empresas da AFOCELCA” e desenvolvido durante todo o ano, o agrupamento recorda que Portugal é o país europeu com maior área florestal atendendo à sua dimensão, ocupando cerca de 35% do território.
A estratégia do agrupamento aposta na redução da probabilidade de ocorrência de fogos, na minimização da exposição e na mitigação do risco, com a aplicação de ferramentas de gestão de risco, de processos de supervisão e de controlo das operações.