A ENGIE Vianeo, através das suas subsidiárias ENGIE Solutions e SSEC (uma joint- venture com a CERTAS ENERGY France), juntou-se à Siemens Smart Infrastructure para instalar estações de carregamento para veículos elétricos de última geração, em 64 áreas de serviço de autoestradas em França.
Em comunicado, a empresa refere que forneceu 320 carregadores elétricos de alta potência à Engie Vianeo, dos quais 175 foram produzidos em Portugal, na fábrica que a empresa tem em Corroios, um elemento-chave do ecossistema de mobilidade elétrica que a Siemens tem no país.
As novas estações de carregamento para veículos elétricos encontram-se nas redes SANEF (Société des Autoroutes du Nord et de l’Est France), APRR (Autoroutes Paris- Rhin-Rhône), AREA (Société des Autoroutes Rhône-Alpes) e VINCI Autoroutes. Ao combinar eficiência e rapidez, estas estações de carregamento fornecem uma potência modular de 160 kW a 300 kW, permitindo um carregamento de até 80% em 20 minutos.
Cada estação de carregamento distribui, de forma dinâmica, a carga entre dois veículos em simultâneo e dispõe de um visor de 24 polegadas para otimizar a experiência do utilizador. A eficiência constante dos carregadores, superior a 95,5%, otimiza os custos com energia, assegurando uma transmissão ótima de energia aos veículos, lê-se no comunicado.
“Estamos muito satisfeitos por trabalhar com a Siemens neste projeto. O reforço da rede de estações de carregamento em França é fundamental para construir a mobilidade do futuro, na qual a utilização de veículos elétricos será cada vez maior”, afirma Didier Liautaud, Diretor-Geral da ENGIE Vianeo France, acrescentando que “devido à sua capacidade técnica e ao seu compromisso com a descarbonização, a Siemens é o parceiro ideal para este projeto”.
A mobilidade elétrica no centro do desenvolvimento sustentável
Em linha com os atuais desafios associados à transição energética e ambiental, o mercado da mobilidade elétrica regista, há vários anos, um crescimento sustentado.
Em 2022, foram registados em França quase 200 novos veículos elétricos, mais 26% do que em 2021. Em maio de 2023, o país ultrapassou o marco das 100 mil estações públicas de carregamento. De acordo com os cálculos da Avère France, serão necessárias entre 330 mil e 480 mil estações de carregamento públicas até 2030.