A Voltalia acaba de anunciar a abertura de um novo escritório na Albânia, em Tirana. Esta iniciativa, de acordo com a empresa, faz parte do compromisso de apoiar o seu forte crescimento no país.
O novo escritório da Voltalia, situado no edifício conhecido como European Trade Center em Tirana, tem atualmente 23 empregados. A equipa é composta principalmente por albaneses, mas também inclui perfis de outros países europeus, refere a empresa, num comunicado.
A Voltalia beneficia da experiência adquirida ao longo de mais de cinco anos no país, primeiro como construtora de centrais solares pertencentes a clientes albaneses, depois também como promotora de centrais fotovoltaicas e eólicas por conta própria, com 140 megawatt de centrais solares em construção e 100 megawatt solares adicionais de contratos garantidos.
Atualmente, com mais de uma centena de parceiros subcontratados espalhados por vários projetos e um profundo conhecimento do país e do setor, a Voltalia tem uma base sólida para continuar o seu crescimento no país.
A Albânia, com necessidades energéticas crescentes e um cabaz energético já essencialmente renovável, continua a diversificar a sua produção, recorrendo sobretudo à energia solar e eólica.
Voltalia na Albânia, uma presença contínua desde 2018
A Voltalia está presente na Albânia há mais de cinco anos, tendo realizado contratos de construção chave-na-mão para clientes terceiros, envolvendo três centrais fotovoltaicas (7,5 megawatt) como parte das suas operações. A título de exemplo, em 2019, a Voltalia prestou serviços de construção para uma central de energia solar de 2,5 megawatt localizada na região de Fier, no sudoeste do país. Esta central solar está a funcionar desde o terceiro trimestre de 2019. As equipas gregas da Voltalia desempenharam um papel importante neste projeto, aproveitando a sua proximidade geográfica e o seu valioso conhecimento da região.
Uma produtora de energia renováveis
- Central Elétrica de Karavasta
Em 2020, a Voltalia assegurou um contrato de concessão por trinta anos para uma central fotovoltaica de 140 megawatt, a maior central solar dos Balcãs Ocidentais. A construção da central começou em julho de 2022 e, quando concluída, cobrirá o consumo anual de eletricidade de 220 000 habitantes, o que equivale ao dobro do consumo de cidades albanesas como Vlora ou Kamza. Além disso, evitará a emissão de mais de 29 165 toneladas de CO2 por ano, aproximadamente 7% das emissões do sector industrial na Albânia. A entrada em funcionamento gradual está prevista para o último trimestre de 2023.
- O Projeto Spitalla
Em maio de 2021, a Voltalia assegurou um segundo projeto solar denominado Spitalla, com uma capacidade potencial de até 100 megawatt, localizado na região de Durrës, na costa do Adriático. Tal como em Karavasta, a Voltalia irá desenvolver, construir e explorar o projeto.
Desenvolvimento de projetos inovadores e perspetivas de crescimento promissoras
O Governo albanês continua a sua transição energética e está a lançar vários concursos de energia eólica. Para muitos destes projetos, a Voltalia está ativamente envolvida na fase de prospeção. A empresa também está envolvida em projetos agrivoltaicos, onde as atividades agrícolas e a produção de eletricidade são combinadas para maximizar a utilização do solo. Esta sinergia inovadora tem como objetivo criar uma solução útil e eficiente para uma economia rural em crescimento.