O que a imprensa nacional e internacional diz sobre ambiente, clima e sustentabilidade? O Ambipress é a revista de imprensa da Ambiente Magazine. Semanalmente, esta rubrica traz um resumo do que marcou o setor e que teve eco na comunicação social, numa seleção feita pela redação da Ambiente Magazine.
7 de agosto
Público: “Pior inundação de que há memória fez pelo menos seis mortos na Eslovénia”
O número de mortos provocados pelas piores inundações que há memória na Eslovénia, desde a independência do país (1991), subiu para seis, após a descoberta dos corpos de dois homens, anunciaram as autoridades locais.
Eco: “AstraZeneca procura até 8 startups para tornar sistema de saúde mais sustentável”
A AstraZeneca está à procura de até oito startups que desenvolvam projetos em áreas como a eficiência energética hospitalar, mobilidade sustentável na saúde e digitalização e saúde conectada visando tornar o sistema de saúde mais sustentável. As candidaturas para o “Net Zero Health Systems – Accelerating the descarbonization of Patient Care” decorrem até 29 de setembro.
Euronews: “Escassez energética na vaga de calor teria sido “muito pior” sem a energia solar”
O aumento da produção de energia solar está a ajudar a colmata a pressão colocada pelas temperaturas recorde sobre os sistemas energéticos da Europa.
Observador/Lusa: “Governo brasileiro considera exageradas exigências ambientais da União Europeia”
O ministro da Agricultura brasileiro, Carlos Fávaro, considera que as exigências ambientais da União Europeia (UE) para o acordo comercial com o Mercosul são um “exagero” e opta pela abertura de outros mercados se persistirem com essas reivindicações.
Observador/Lusa: “Bancos públicos brasileiros prometem 830 milhões de euros para projetos verdes na Amazónia”
Uma coligação composta por 19 bancos públicos brasileiros comprometeu-se com 4,5 mil milhões de reais (830 milhões de euros) em financiamento para projetos verdes na Amazónia. O objetivo é a “geração de emprego, renda e alternativas para uma economia sustentável, criativa, de inovação e uma economia que mantenha a floresta em pé“, afirmou o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, citado pela agência Brasil.
8 de agosto
Público: “Não há memória de um mês tão quente como o de Julho de 2023”
Julho de 2023 foi o mês mais quente desde que há registos, segundo o programa europeu de monitorização do clima Copérnico. A temperatura média global do mês – 16,95 graus – esteve acima do limite de aquecimento global a partir do qual se julga que haverá efeitos graves.
Público: “Projeto de 5,3 milhões de euros para reforçar abastecimento em barragem de Alijó”
A Águas do Norte vai investir 5,3 milhões de euros para reforçar o abastecimento de água às populações de Alijó e Murça, através da ligação entre as barragens do Pinhão e Vila Chã. A empresa referiu que a empreitada foi adjudicada pelo valor de 5,3 milhões de euros e tem um prazo de execução de 21 meses.
CNN Portugal: “Como o calor extremo está a tornar a sua gasolina mais cara”
Quando as temperaturas atingem os 40 ou mesmo 44 graus Celsius, as refinarias não conseguem produzir todo o combustível que os consumidores querem ou precisam. E essa perda de oferta está a ocorrer precisamente quando a procura está no pico ou perto do pico nesta época de condução de verão.
Ambiente Magazine: MUBi contra decisão da Câmara do Porto em priorizar via de trânsito automóvel ao invés de passeios ou ciclovia
A MUBi (Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta) mostrou-se contra a decisão da Câmara do Porto em relação às obras preparatórios da criação do novo transporte público entre a Foz e a Boavista, sendo que considera que há uma “considerável degradação das condições para a mobilidade ativa e suave, particularmente num eixo crucial da cidade como este da Avenida da Boavista”.
9 de agosto
Público: “Cimeira da Amazónia termina sem metas de combate à desflorestação”
Os oito países que partilham a floresta da Amazónia vão tomar medidas para combater a desflorestação, mas não se comprometeram em cumprir metas específicas nem em proibir novas explorações petrolíferas. As organizações ambientalistas criticaram a ausência de metas comuns.
Público: “Seca: pêra-rocha com metade da produção”
Segundo as previsões da ANP – Associação Nacional dos Produtores de Pêra Rocha, a produção de pêra-rocha deste ano, cuja colheita começa dentro de duas semanas, poderá ser, pelo segundo ano consecutivo, metade do que num ano normal devido à seca e às alterações climáticas.
10 de agosto
Público: “Incêndios em Maui matam 36 pessoas, o “apocalipse” atinge o paraíso havaiano”
Os incêndios florestais potenciados pelos ventos do furacão Dora mataram pelo menos 36 pessoas e devastaram grande parte da cidade turística de Lahaina, na ilha havaiana de Maui, Estados Unidos. Este evento obrigou milhares de pessoas a abandonar as suas casa, tendo algumas fugido para o oceano para escapar ao fumo e às chamas.
Ambiente Magazine: “Portugal é alertado pela Comissão Europeia por não cumprir com metas de reutilização e reciclagem para 2030”
Os municípios portugueses ficaram obrigados a elaborar até ao final deste ano os seus Planos de Ação para aplicação à escala local das metas nacionais e a associação ZERO elaborou um conjunto de recomendações de apoio, tendo por base as estratégias com provas dadas em termos de resultados na promoção da redução, reutilização e reciclagem.
Público: “Há cada vez mais países a resistir às políticas verdes na Europa”
A Europa enfrenta uma crescente resistência às políticas de combate às alterações climáticas e de protecção do ambiente, o que faz com que a sua agenda verde comece a ficar desgastada com as graves ondas de calor e os incêndios florestais. Há cada vez mais países a resistir às políticas verdes, ou, simplesmente, a desistir e, em alguns casos, os partidos que se opõem às medidas de proteção que podem prejudicar a indústria e a agricultura estão a ganhar votos.
Observador/Lusa: “ONG britânica vai investir 2,3 milhões de euros para expandir acesso à água potável em Moçambique”
A organização não-governamental (ONG) WaterAid vai investir 2,3 milhões de euros para expandir o acesso à água potável em Moçambique, no âmbito do plano estratégico para os próximos anos, anunciou à Lusa o diretor da organização britânica.
Turbo: “Biometano reduz emissões de dióxido de carbono em Portugal e Espanha”
Segundo o estudo “A descarbonização do transporte pesado em Espanha e Portugal”, realizado pelo Instituto de Investigação Tecnológica da Universidade Pontificia Comillas para a Gasnam-Neutral Transport, Portugal e Espanha reduziram 500 mil toneladas de emissões de dióxido de carbono em 2022, graças à utilização de biometano no transporte rodoviário.
Jornal O Interior: “Autocarro 100% elétrico já circula em Fornos de Algodres”
Transporta até 31 passageiros e é 100% elétrico, é assim o autocarro adquirido recentemente pelo município de Fornos de Algodres e estreado na semana passada.
euronews: “Espanha introduz restrições de água à medida que os reservatórios secam
Em algumas zonas da Catalunha foram impostas restrições de água devido à seca. Na semana passada, a Catalunha declarou uma emergência de seca em 24 municípios, na sequência da falta de precipitação registada nos últimos 30 meses.
11 de agosto
Público: “Espanha é atingida pela terceira grave vaga de calor deste Verão”
Um comunicado do programa europeu de monitorização do clima e a atmosfera Copérnico confirma que Espanha é das regiões que mais sofre com os efeitos das altas temperaturas. Além do calor, a Península Ibérica também está a enfrentar uma nuvem de poeiras com origem no Norte de África que afeta a qualidade do ar.
Observador: “Incêndios no Havai fazem pelo menos 55 mortos. Autoridades já resgataram mais de dez pessoas que se atiraram ao mar para fugir das chamas”
Os incêndios florestais que estão a destruir largas áreas de território no estado norte-americano do Havai, em particular a ilha de Maui, e obrigaram a evacuar várias regiões. Segundo as autoridades, os incêndios já provocaram pelo menos 55 mortos.
Sapo: “Castelo Branco arranca com primeira fase do projeto de recolha de biorresíduos”
A Câmara de Castelo Branco arrancou com a primeira fase do projeto de recolha de biorresíduos, com ações de sensibilização porta-a-porta junto de grandes produtores na cidade e na vila de Alcains.
Nota: A Ambiente Magazine não é responsável pela informação veiculada nos meios de comunicação social selecionados.