Este fim-de-semana decorreu uma das etapas do Campeonato de Portugal de Novas Energias PRIO, o Eco Rally Proença-A-Nova, que este ano teve também passagem por Vila Velha de Ródão. Esta competição promovida pela energética, tem tido etapas um pouco por todo o país, abrangendo pessoas de norte a sul e promovendo a consciência ambiental e o uso de energias renováveis.
A terceira prova contou com a presença de 22 equipas e os vencedores foram Eduardo Carpinteiro Albino e José Carlos Figueiredo, a bordo de um KIA Niro EV. Os lugares remanescentes no pódio foram ocupados por João Paulo Martinho e Tiago Caio, num Kia E-Niro, e Hugo Batista e Ivo Tavares, num Tesla Model X, no segundo e terceiro lugares, respetivamente.
“Ser patrocinador desta prova é um motivo de grande orgulho para a PRIO, sobretudo por ser um evento que alia o desporto a um lado mais social e ecológico. Ao fazer parte desta competição, queremos mostrar e sensibilizar para questões ambientais e de preservação do território. A estratégia da PRIO nesta temática, passa não só pela consciencialização da população, mas também dando um contributo ativo para uma mobilidade mais verde, do qual é exemplo o tarifário que temos em vigor para a mobilidade elétrica e que promove a utilização de energias, com preços mais atrativos, durante o dia – período em que temos maior produção de energia renovável.”, afirma Carlos Ferraz, diretor de Mobilidade Elétrica da PRIO.
O Campeonato de Portugal de Novas Energias – PRIO ruma agora à Madeira, onde se realizará a próxima etapa, nos dias 16 e 17 de setembro.
Sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), e tendo como promotor a MyTime, o campeonato disputa-se em sete etapas, terminando em dezembro, com a realização do Gaia Eco Rally, tendo passagem ainda por Lisboa, nos dias 21 e 22 de outubro, e pelo Alentejo, nos dias 18 e 19 de novembro.