Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) apresentam um volume de investimentos na ordem dos 16,5 milhões de euros na área do saneamento, tendo em conta as empreitadas concluídas nos últimos cinco anos (2018 a 2022), as obras em curso e as intervenções em fase de arranque.
O montante, segundo uma nota divulgada pelos SMAS de Sintra, foi revelado pelo diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, aquando da assinatura do auto de consignação da empreitada de beneficiação da ETAR da Cavaleira, numa ocasião em que foi efetuado um balanço dos principais investimentos no setor da drenagem e tratamento de águas residuais.
Para além da obra na ETAR da Cavaleira, no valor de cerca de 1,6 milhões de euros, os SMAS de Sintra vão avançar, em breve, com a ampliação e remodelação da ETAR da Azóia, num investimento de 1 milhão e 66 mil euros, que contempla a construção de um conjunto de tanques, incluindo canal de oxidação e decantador secundário, a execução de unidade elevatória de lamas, a edificação de edifício para cisterna de água filtrada e poço de bombagem, entre outras obras, assim como a remodelação do edifício de exploração e arrecadação de cal e outros reagentes.
Em curso está a remodelação da ETAR de Almargem do Bispo, no montante de 640 mil euros, que, para além da beneficiação das instalações da unidade, contempla a implementação de uma etapa de tratamento complementar. Com esta obra, para além de serem melhoradas as condições de funcionamento da ETAR (com a melhoria da alimentação elétrica e a instalação de sistema de emergência), os SMAS de Sintra vão aumentar os níveis de reutilização de água residual tratada, para lavagem de órgãos da unidade e a desidratação mecânica de lamas, assim como a rega dos respetivos espaços verdes.
Nos últimos cinco anos, entre 2018 e 2022, foram realizadas obras no valor de quase 9 milhões de euros, entre as quais a reabilitação da ETAR do Magoito, a ampliação e remodelação da ETAR de Vila Verde, a construção da rede de saneamento de Aruil, Biqueirão e Alveijar (Almargem do Bispo), a remodelação da rede em São Pedro de Sintra e a construção da rede em Godigana e Carne Assada (São João das Lampas e Terrugem), e mais recentemente a execução do subsistema de Barreira, São Miguel e Funchal.
No mesmo comunicado, os SMAS de Sintra dão nota de duas novas unidades de tratamento, em Godigana (395 mil euros) e em Cabrela (650 mil euros), que complementam a instalação da rede de saneamento em Godigana e Carne Assada e, ainda, em Silva, Faião, Cabrela e Casais de Cabrela, respetivamente. Neste último caso, a empreitada encontra-se em fase de conclusão, no valor de 1 milhão e 600 mil euros. A construção do subsistema de Areias e Alvarinhos está em curso, num investimento de 2 milhões de euros, seguindo-se a execução da ETAR (mais 720 mil euros). Em obra está ainda a conclusão do subsistema de Palmeiros e Alto das Falimas (1 milhão de euros).