O Porto de Setúbal passa a integrar o grupo de portos europeus da WindEurope Ports Platform. Composto atualmente por cerca de três de dezenas infraestruturas portuárias europeias, o grupo tem o objetivo de contribuir e posicionar-se na linha da frente dos portos que apostam e desenvolvem estratégias de investimento nas energias renováveis, nomeadamente, na indústria eólica offshore.
Num comunicado, o Porto de Setúbal refere que a WindEurope Ports Plataform congrega portos cuja visão para a criação de hubs de energia renovável é determinante para suprir as necessidades energéticas das regiões que servem e de toda a Europa. Para esta infraestrutura portuária, a partilha de conhecimento e cooperação nesta área torna-se, assim, imperativa.
O Porto de Setúbal relembra ainda que faz parte do grupo de trabalho constituído por infraestruturas portuárias nacionais.
Atualmente, nesta infraestrutura portuária já estão em desenvolvimento vários projetos industriais para a produção de eólicas offshore. Com esta adesão, o porto entra no clube dos portos europeus que mais contribuem para o desenvolvimento da produção de energias renováveis, criando valor, emprego e um notável contributo para a economia da região e do país.