O Município de Almeirim está a levar a cabo uma ação de sensibilização para reduzir o desperdício alimentar nas escolas.Designada por “Projeto Casca IN” esta ação consiste na utilização de cascas, talos, ramas e folhas de tubérculos e fruto-hortícolas na confeção de refeições escolares. Com esta iniciativa, é possível aproveitar em cada ano letivo mais de duas toneladas de alimentos que seriam anteriormente desperdiçadas, refere o Município, num comunicado.
Esta ação, desenvolvida em parceria com a empresa Gertal, responsável pelo fornecimento das refeições escolares, consiste em incorporar nas sopas confecionadas cascas, talos, ramas e folhas de tubérculos e fruto-hortícolas com elevado valor nutricional e que antes eram desperdiçados, contribuindo assim para reduzir o desperdício alimentar nos refeitórios escolares.
Em Almeirim são confecionados diariamente cerca de 1300 almoços escolares. Iniciado este trimestre, o projeto permitiu já uma redução diária de 10 a 12kg de desperdício de alimentos, o que equivale a uma redução mensal de 220 a 250 kg, ou seja, superior a duas toneladas em cada ano letivo.
A implementação deste projeto implicou “a formação de todos os colaboradores das cozinhas, em estreito cumprimento com os procedimentos de preparação da matéria-prima, por forma a garantir a segurança alimentar do produto final”, refere Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, sublinhando que “foi estabelecido um procedimento de preparação dos alimentos, corroborado por suporte analítico microbiológico e foram feitas várias provas de degustação, para garantir que as sopas se mantêm cremosas e saborosas”.
Com esta iniciativa, a autarquia visa sensibilizar a comunidade escolar e as famílias para a problemática do desperdício alimentar e para a importância da adoção de medidas que contribuam para maximizar o aproveitamento dos alimentos.