O Centro de Competências do Pinheiro-Bravo (CCPB) procedeu à atualização da sua base de dados de projetos de I&D, trabalho que resultou na publicação de um relatório que sintetiza e caracteriza os projetos atualmente em execução.
Este levantamento, que envolveu a consulta de diversas plataformas online e a análise dos resultados obtidos num questionário aplicado os membros do CCPB, vem ao encontro dos objetivos traçados pelos Centros de Competências, de monitorizar a investigação científica, de forma a avaliar se a atividade de I&D é coerente com a Agenda de Investigação aprovada.
A atualização da base de dados divulga que estão em curso 18 projetos relacionados com a Fileira do Pinho. Destes, 11 têm participação exclusiva de parceiros nacionais e os restantes são desenvolvidos em parceria com entidades estrangeiras.
As áreas de investigação que reúnem mais projetos em curso são as de “Riscos bióticos e abióticos”, com nove projetos e a de “Novos produtos de mercado”, com sete. Logo de seguida, com cinco projetos de I&D, a área de “Silvicultura”, seguida da área de “Melhoramento genético” com três projetos em execução. Para as áreas temáticas de “Exploração e logística” e “Multifuncionalidade” não foram identificados registos.
No entanto, “há desenvolvimentos muito positivos e face ao último levantamento aumentou consideravelmente a atividade de I&D nas prioridades definidas integradas em grandes projetos transversais”, refere Nuno Calado, membro da Equipa de Coordenação do CCPB em representação do Centro PINUS, destacando ainda que “no curto e médio prazo, aumentaremos a capacidade de usar plantas melhoradas, otimizar as operações silvícolas ou alargar o leque de espécies de coníferas, contributos relevantes para o aumento da produtividade e atratividade da cultura”..
Quando analisado o tipo de financiamento dos projetos em curso, o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia é o que tem maior expressão, ao financiar quatro dos 18 projetos em fase de execução, seguido do Interreg, o POR – Programa Operacional Regional e o PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, nomeadamente, com dois projetos em fase de execução.
A dinamização do CCPB atualmente é financiada pelo PRR, nomeadamente o Programa MAIS Floresta (Reforço de Atuação dos Centros de Competência do Setor Florestal).