Os Serviços Municipalizados de Setúbal lançaram um “manual de bolso” com dicas para usar a água de forma mais sustentável neste verão, que já pode ver aqui.
Numa altura em que os consumos de água tendem a aumentar face às temperaturas mais altas, os SMS apelam ao consumo responsável deste recurso natural que é a água, numa lógica de preservação dos recursos hídricos, mas também da sua valorização.
O manual resume 10 medidas básicas que todos podemos adotar em casa, no jardim, no carro, na rua e também na piscina, tais como não deixar as torneiras a pingar, tomar duches mais rápidos e fazer lavagens frequentes dos filtros.
“O que pretendemos é que estes gestos passem a fazer parte da rotina diária de todos”, refere Carlos Rabaçal, presidente do Conselho de Administração dos SMS e vereador na Câmara Municipal de Setúbal.
Para contribuir para a gestão sustentável dos recursos hídricos, os SMS estão a desenvolver o Plano Estratégico da Água do Município de Setúbal, que deverá ficar concluído até ao final do ano: “estamos em fase de identificação e contacto com entidades parceiras, que possam contribuir para robustecer os dados e a informação sobre os utilizadores locais daquele que é o maior aquífero nacional, com mais de 8 mil km2. Sabe-se muito pouco sobre o que é captado no aquífero, nos muitos milhares de captações existentes, mas já se sabe que a capacidade de recarga tem sido reduzida, podendo colocar em risco o futuro deste recurso natural, conforme alertaram alguns estudiosos nestas áreas”.
Antecipando a necessidade de fontes alternativas de água, os SMS já estão estudar com a Simarsul a reutilização de águas residuais tratadas e outras fontes de abastecimento.