No próximo dia 22 de maio, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai acolher, na sua sede, o seminário “Escola, um ecossistema de cidadania”. A iniciativa, de acordo com aquela entidade, visa apresentar as melhores práticas e metodologias em projetos de educação ambiental em Portugal.
“As experiências a conhecer têm origem no trabalho desenvolvido por sete organizações não-governamentais de ambiente [ONGA] junto das comunidades escolares sob a coordenação de docentes colocados em mobilidade ao abrigo da cooperação entre as tutelas da Educação e do Ambiente”, refere a APA num comunicado.
Os trabalhos dos docentes Isabel Fernandes, Paula Banza, Jorge Fernandes, José Janela, Carla Pacheco e Joaquim Pinto serão apresentados, respetivamente, pelas ONGA FAPAS – Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade, A Rocha, LPN – Liga para a Proteção da Natureza, Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa e ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental.
O acompanhamento deste trabalho ao longo do ano, no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania é assegurado, nas respetivas tutelas, pela APA, Direção-Geral de Educação, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.
O seminário “Escola, um ecossistema de cidadania”, avança a APA, decorrerá a partir das 14:00 horas do dia 22, no auditório da sede da agência, em Alfragide.