José Maria Neves, Presidente da República de Cabo Verde, apelou à união dos países da Comunidade de País de Língua Portuguesa (CPLP), todos limitados por mar, na implementação de uma Economia Azul, integrada no processo de transição da Economia Linear para a Circular. As declarações foram proferidas na sessão de encerramento da V Energy and Climate Summit, que decorreu, quarta e quinta-feira, no Campus do Instituto Politécnico de Portalegre.
Durante a intervenção, o responsável relembrou ainda a importância de preservar os oceanos e os recursos marinhos, aproveitando o seu potencial para promover o desenvolvimento justo e sustentável dos países de língua portuguesa. Anunciou entretanto que Cabo Verde está “de portas abertas” para receber a próxima edição das conferências Energy and Climate Summit, promovida através do projeto GUARDIÕES.
“O GUARDIÕES, pelo trabalho que tem vindo a desenvolver em todos os países da CPLP, aliado à ciência e à tecnologia, é fundamental para o sucesso desta cooperação em nome da proteção das nossas cidades e países”, afirmou José Maria Neves, durante a sessão de encerramento.
Por seu turno, Ricardo Campos, presidente do Fórum Energia e Clima, considerou que os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa usufruem de uma ligação especial, e que, por isso, podem vir a afirmar-se como exemplo da união necessária entre as nações para enfrentar os desafios prementes das alterações climáticas. “O nosso laço de países irmãos pode fazer a diferença e servir de exemplo”, adiantou.
A V Energy and Climate Summit, dedicada à Economia Circular, é uma iniciativa do projeto GUARDIÕES, promovido pelo IPP em parceria com o Fórum da Energia e Clima (FEC) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).