A Câmara Municipal do Porto anunciou, esta quinta-feira, que vai investir cerca de dez milhões de euros na aquisição de equipamentos e viaturas mais sustentáveis para a limpeza urbana e a recolha de resíduos na cidade. A Porto Ambiente, empresa municipal, será a beneficiária deste investimento.
Do valor total, a autarquia avança que “mais de seis milhões” de euros serão alocados a soluções, na maioria elétricas, de suporte à atividade da limpeza do espaço público. São, nomeadamente, equipamentos de varredura, que “permitirão dotar esta área de maior eficiência”.
Quanto à recolha de resíduos, a Câmara do Porto refere que o investimento “ultrapassa os três milhões de euros”, e que será destinado à modernização da frota. Os veículos mais antigos serão substituídos por outros movidos a gás natural, que permitem “otimizar o serviço” e privilegiam “soluções mais sustentáveis”.
Estes investimentos surgem na sequência da aposta que a Câmara Municipal do Porto garante estar a fazer nestas áreas, através de um financiamento “consciente e continuado”, para melhorar “a qualidade de vida dos portuenses”.
As iniciativas foram acolhidas consensualmente por todas as forças políticas e estão integradas, esclarece a autarquia, “na estratégia de descarbonização da atividade da Porto Ambiente, em linha com os com os objetivos da neutralidade carbónica preconizados pelo Pacto do Porto para o Clima”.
©Miguel Nogueira