Durante os fins de semana do mês de abril, o Espaço SMAS da Ribeira de Sintra irá fazer atividades lúdico-pedagógicas focadas na reutilização.
Após a compostagem que esteve na ordem do dia em março, os SMAS de Sintra vão continuar a abordar a temática dos resíduos, desta vez centrada na importância da reutilizar materiais, inclusivamente com a criação de “um relvinhas” (um boneco de terra), feito a partir de resíduos de embalagens.
Para abranger o maior número de famílias ao longo dos fins de semana, a atividade deixou de ter horas marcadas e vai decorrer sempre que se justificar, durante o horário de funcionamento do espaço, das 10h às 13h e das 14h às 18h.
A iniciativa insere-se no âmbito da Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental do Município de Sintra, em convergência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2030, que definem a agenda das Nações Unidas para o desenvolvimento social, económico e ambiental à escala planetária.
O futuro Museu da Água e Resíduos tem patente a exposição “Debaixo D’Água”, da autoria de Stephan.Arte, composta por um conjunto de pinturas que retratam a “Operação Recife”, que consistiu em “afundar”, entre 2001 e 2010, cerca de 2.500 carruagens do metropolitano de Nova Iorque e transformá-las em recifes artificiais com o objetivo de acolher diversas espécies marinhas. Está patente ainda a exposição “Cuidado! Invasoras Aquáticas”, desenvolvida pelo Museu Nacional de Ciências Naturais de Madrid, com o apoio da Universidade de Évora, uma atividade de divulgação científica do projeto LIFE INVASAQUA que visa reduzir o impacto das espécies invasoras dos ecossistemas aquáticos de água doce e em estuários de Portugal e Espanha.