A ANP|WWF apresentou esta quinta-feira, 30 de março, o seu novo projeto, Restaurar Alvares, que visa a proteção da Ribeira do Sinhel e da sua biodiversidade, através de intervenções de melhoria na zona da ribeira e ao nível da vegetação. O projeto conta com o apoio da Finerge e tem a duração de três anos.
Para Ângela Morgado, diretora executiva da ANP|WWF, “existe uma necessidade e uma oportunidade para apostar no restauro de Portugal em larga escala, pois só assim conseguiremos reverter algumas das perdas de natureza e de biodiversidade que já se fazem sentir em várias zonas do país. Sendo Alvares uma zona bastante afetada pelos incêndios, é importante existirem projetos que dinamizem as atividades económicas e sociais que dependem desta paisagem florestal para sobreviver, trazendo benefícios para a região e as suas pessoas, bem como benefícios ao nível nacional.”
Por sua vez, Pedro Norton, CEO da Finerge, diz que a empresa “é um ator relevante no combate à crise climática e quer sê-lo cada vez mais também na proteção da biodiversidade. O projeto de “Recuperar Alvares” enquadra-se nessa nossa missão. Queremos apoiar a recuperação da biodiversidade, proteger a floresta contra incêndios e apoiar as comunidades onde operamos, neste caso, a freguesia de Alvares”.
O projeto envolve medidas de restauro ecológico, como limpeza de terrenos para eliminar espécies invasoras, reduzindo desta forma o risco de incêndio florestal.
Este restauro vai ser realizado ao longo de 30 hectares nas encostas da ribeira e ao longo do rio, nas margens, serão restaurados mais 10 hectares, onde serão plantadas mais espécies ripícolas.